O seguro de vida para funcionários é um dos benefícios que a sua empresa pode oferecer para os colaboradores. Por meio dele, é possível garantir que o funcionário fique protegido contra acidentes e doenças graves, além de garantir o pagamento de uma indenização para os beneficiários do empregado caso ele faleça.
Tal seguro de vida é uma forma da empresa cuidar dos seus colaboradores e mostrar que realmente se importa com eles. Além disso, a contratação desse produto pode trazer benefícios fiscais para a organização e ainda ajudar a atrair os profissionais mais renomados.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é seguro de vida para funcionários, como esse produto funciona e o que diz a legislação trabalhista sobre esse benefício.
O que é seguro de vida?
O seguro de vida é um produto que garante uma proteção financeira ao segurado ou aos seus beneficiários, caso algum evento previsto na apólice ocorra.
As modalidades mais conhecidas desse produto são aquelas que garantem o pagamento de uma indenização aos beneficiários caso o titular faleça.
Contudo, existem outras coberturas que podem deixar o seguro de vida ainda mais completo, e que permitem que o segurado usufrua dos benefícios ainda em vida.
Entre essas coberturas estão as que garantem proteção contra acidentes de trabalho e contra doenças graves, além do pagamento de despesas médico-hospitalares, caso o segurado precise ser internado.
Além disso, também é possível contratar um plano que tenha um auxílio-funeral, dessa forma, quando o segurado falecer, os familiares delec não vão precisar se preocupar com os custos referentes ao velório e ao enterro, que podem facilmente ultrapassar a quantia de R$ 5 mil.
O que diz a CLT sobre seguro de vida?
Apesar de ser um produto fundamental para quem quer ter um futuro mais tranquilo e garantir a segurança financeira dos seus entes queridos, a legislação trabalhista não obriga as empresas a oferecerem um seguro de vida aos seus colaboradores.
No entanto, existem várias Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) de diferentes categorias profissionais que exigem que os empregadores ofereçam um seguro de vida para os trabalhadores de determinadas áreas.
Para quais trabalhadores a empresa é obrigada a oferecer seguro de vida?
Como vimos anteriormente, a CLT não obriga as empresas a oferecerem seguro de vida para funcionários. Contudo, devido às convenções coletivas de trabalho de diferentes categorias profissionais, os empregadores devem oferecer esse benefício para alguns trabalhadores.
Na maioria dos casos, as organizações precisam oferecer um seguro de vida para os profissionais que atuam em atividades perigosas.
Confira a seguir para quais categorias o seguro de vida é obrigatório:
- Profissionais que atuam na construção civil;
- Trabalhadores de postos de combustível;
- Profissionais que trabalham com instalação e manutenção de redes de telecomunicação;
- Motoboys;
- Trabalhadores que atuam nas indústrias têxteis e de porcelana;
- Profissionais do ramo da hotelaria;
- Funcionários de bares, padarias e restaurantes;
- Trabalhadores que atuam na área de comércio de alimentos no varejo;
- Profissionais da área da educação;
- Trabalhadores do setor de hotelaria;
- Funcionários de bares e restaurantes;
- Funcionários de condomínios.
Como várias categorias profissionais exigem a contratação de um seguro de vida para funcionários, é importante se certificar se o profissional que você deseja contratar faz parte de uma dessas categorias para saber se a sua empresa será obrigada a oferecer um seguro de vida ou não.
Como funciona o seguro de vida para funcionários?
Essa modalidade de seguro funciona da mesma forma que um seguro de vida individual. Portanto, nesse caso, a cobertura do seguro é válida somente para o segurado.
Contudo, quem entra em contato com a seguradora, escolhe as coberturas e assina a apólice é a empresa. Além disso, também é o empregador que assume a responsabilidade de pagar o prêmio do seguro.
Ao contratar um seguro de vida para funcionários é muito importante que a empresa leve em consideração o tipo de atividade que o colaborador desempenha e quais são as reais necessidades desse funcionário.
Dessa forma, será possível escolher as coberturas essenciais para o colaborador.
Quem paga por esse seguro de vida?
Apesar de a empresa ser a responsável pelo pagamento do prêmio, ela pode dividir essa despesa com o funcionário nos casos em que o seguro é facultativo.
Nesse caso, o empregador paga uma porcentagem do prêmio e o colaborador arca com o restante do pagamento, geralmente descontado diretamente da folha de pagamento do funcionário.
Contudo, a empresa também pode arcar com 100% do pagamento do prêmio. Esse pode ser um atrativo ainda maior para as companhias que querem atrair e reter os melhores talentos.
Por que investir em um seguro de vida para funcionários?
Dependendo do ramo em que a sua companhia atua e da categoria de profissionais que você precisa contratar, oferecer um seguro de vida para funcionários é algo obrigatório.
Caso esse não seja o caso da sua empresa, ainda assim pode ser interessante oferecer esse tipo de produto.
Uma das vantagens de contratar um seguro de vida para funcionários é que você consegue abater essa despesa no Imposto de Renda da sua empresa, desde que tenha optado pelo regime tributário de Lucro Real.
Além disso, o seguro de vida para funcionários é um benefício que pode ajudar a sua companhia a atrair os melhores talentos, principalmente se você contratar uma cobertura mais ampla e com um valor de indenização atraente.
Oferecer bons benefícios também pode auxiliar a sua companhia a reter os melhores colaboradores. Dessa forma, a sua empresa não precisará fazer processos seletivos com muita frequência, que acabam demandando muito tempo e dinheiro da organização.
Caso um funcionário da sua companhia faleça, a sua organização não precisará retirar dinheiro do caixa da empresa para ajudar a família daquele colaborador, já que essas pessoas vão receber a indenização da seguradora.
Sendo assim, é possível perceber que o seguro de vida para funcionários traz muitos benefícios não só para os colaboradores, mas também para a própria empresa.
Como contratar um seguro de vida para funcionários?
Agora que você já conhece todos os benefícios do seguro de vida para funcionários, saiba que o processo para contratar esse tipo de seguro é muito simples. Basta entrar em contato, escolher as coberturas ideais para os seus colaboradores, estipular um valor para indenização e assinar o contrato.
Depois, é só fazer o pagamento do prêmio da forma como foi acordado no momento da contratação do plano. Dessa forma, os seus funcionários vão poder contar com todos os benefícios que esse produto pode oferecer.
Além disso, a sua empresa poderá aproveitar os benefícios contábeis que esse tipo de produto oferece e ainda conseguirá atrair e reter os melhores talentos.
Sendo assim, para contratar um seguro de vida para os seus funcionários, acesse o site da Seguros Unimed, confira todas as coberturas disponíveis, faça uma cotação e contrate o plano que for melhor para os seus colaboradores e para a sua empresa.