
A chegada de um bebê é um dos momentos mais especiais da vida. Mas, junto com a alegria, também surge a preocupação: como garantir segurança e cuidados adequados para recém-nascidos e crianças?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um único incidente de segurança pode ter impacto na saúde e no desenvolvimento de uma criança por toda a vida. Por isso, é fundamental adotar medidas de prevenção desde o nascimento, criando um futuro mais saudável e seguro para nossos pequenos.
Estas ações visam prevenir danos evitáveis e construir um futuro mais seguro e saudável para todas as crianças, como parte do esforço global para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.
Principais riscos à saúde e segurança das crianças
A infância é uma fase de descobertas e vulnerabilidades. Portanto, os riscos se estendem desde o momento do parto até os primeiros anos de vida e incluem aspectos como:
- Assistência durante o parto e no pós-parto imediato;
- Segurança da medicação e da imunização;
- Diagnóstico seguro;
- Prevenção de infecções;
- Reconhecimento precoce de sinais de deterioração clínica.
Cuidados para garantir a segurança do bebê e da criança
1. Identificação correta do paciente
Na maternidade ou quando hospitalizado (alinhado a Meta 1 de Segurança do Paciente). O objetivo é garantir que o paciente correto receba o tratamento correto.
2. Prevenção de quedas e acidentes domésticos
Mais de 90% dos acidentes na infância podem ser evitados com medidas simples:
- Não deixar o bebê sozinho na cama, trocador ou sofá,
- Use barreiras, grades e redes de proteção em escadas e janelas;
- Mantenha medicamentos e produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos;
- Evite que a criança tenha contato com papéis de bala, sacos plásticos, cordões e fios;
- Não deixe a criança sozinha na banheira no momento do banho;
- Ao frequentar piscinas, supervisão constante de adultos, o uso de grades ou cercas ao redor da piscina, a instalação de dispositivos de segurança nos ralos, como tampas ou grades são importantes para evitar acidentes;
- Na cozinha, dê preferência por usar as bocas de trás do fogão e deixe os cabos das panelas virados para a parte central.
3. Consultas regulares e imunização
As vacinas protegem contra doenças graves e reduzem a mortalidade infantil. Já as consultas de rotina ajudam a acompanhar o crescimento e identificar problemas precocemente.
4. Aleitamento materno
O aleitamento exclusivo até os seis meses é um dos pilares mais importantes da saúde infantil. Além de fortalecer o vínculo mãe e bebê, garante nutrição ideal, proteção contra doenças e benefícios para a saúde da mulher.
5. Transporte seguro
Sempre use cadeirinhas e assentos adequados à idade, peso e altura da criança, instalados de acordo com as normas de segurança.
O compromisso da Seguros Unimed com a segurança infantil
Na Seguros Unimed, acreditamos que cuidar da saúde é também cuidar da segurança desde os primeiros dias de vida.
Criado em 2018, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente apoia boas práticas em saúde e contribui para a construção de uma rede de atendimento cada vez mais segura.
Com foco na melhoria contínua e no melhor desfecho possível, o Núcleo atua como uma ferramenta para mensuração da qualidade no atendimento, identificação e mitigação de riscos, contribuindo para a disseminação de uma cultura de qualidade e segurança do paciente em toda sua rede.
Além disso, oferecemos programas dedicados às famílias, que visam o cuidado integral com a mamãe e o bebê.:
Programa Nascer Seguro – garante uma jornada de cuidado humanizado desde a gestação até o primeiro ano do bebê.
Programa Nascer Seguro Bebê – promove atenção integral à saúde dos pequenos até o 1º ano, com foco na prevenção de riscos e acolhimento em cada fase.