Nosso corpo dá alguns sinais quando algo não vai bem. Entre eles, estão as unhas quebradiças, pele muito oleosa ou ressecada e cabelo opaco e também ressecado. A primeira coisa que vem à cabeça é uma visita ao dermatologista. Afinal, é fácil resolver essas questões com produtos e tratamentos altamente tecnológicos.
Se você apostou nessa afirmação, errou! Os cuidados ministrados por dermatologistas ajudam, sim. Mas nossa saúde global começa de dentro para fora. Isso significa que nossos hábitos alimentares influenciam, e muito, na saúde da pele, das unhas e do cabelo.
Uma dieta saudável, livre de alimentos ultraprocessados, é a chave para manter a saúde e a beleza. Isso porque antioxidantes, fibras, vitaminas e sais minerais encontrados nas frutas, verduras, legumes e carnes (peixe, aves e vermelha), ajudam a retardar o envelhecimento, contribuem com a redução da oleosidade e do ressecamento da pele, das unhas e do cabelo.
O excesso de açúcar, o consumo de produtos industrializados e o baixo consumo de água acabam prejudicando a absorção de nutrientes pelo organismo. E a deficiência de vitaminas e sais minerais se reflete, justamente, na qualidade da pele, dos cabelos e das unhas.
Por isso, vale a pena consultar um nutricionista para equilibrar a dieta. Dessa forma, você precisa consumir alimentos capazes de suprir a carência de nutrientes. Mas o que isso representa, na prática? Conseguimos retardar o envelhecimento, evitar o aparecimento de acne, manter a pele e o cabelo hidratados, além de unhas mais fortes.
Ah, então, se eu corrigir minha dieta e beber água, não preciso me preocupar com mais nada? Na-na-ni-na-não! Tudo isso deve estar associado à prática de atividade física, ao uso rigoroso de protetor solar no corpo todo, mesmo em dias nublados e no escritório, e a cuidados essenciais com a pele (limpeza, tonificação e hidratação) e com o cabelo (lavagem com produtos adequados ao seu tipo de couro cabeludo e hidratações frequentes).
Equilíbrio é tudo, principalmente quando o assunto é saúde!