Para começar, existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, capazes de estimular a síntese da serotonina e a modulação da microbiota intestinal. Então, a maneira como você se alimenta afeta seu bem-estar mental, emocional, seu humor e sua criatividade.
Quem quer ter saúde mental precisa investir em uma dieta equilibrada que forneça os nutrientes necessários para o funcionamento do sistema nervoso. Vitaminas, minerais e ácidos graxos, como o ômega-3 presente nos peixes gordurosos, ajudam o cérebro a desempenhar suas funções e interferem na regulação do humor.
Uma dieta pobre em nutrientes vai impactar negativamente a função cerebral, assim como a saúde mental. Lembrando que a saúde mental é influenciada por vários fatores, como: genética, ambiente, experiências de vida e apoio social e que, caso você apresente alguma alteração ou sintoma emocional, converse com um profissional de saúde.
Alimentos ricos em triptofano ajudam na produção de serotonina, que é um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar e à regulação do humor. Fibras e alimentos fermentados jogam a favor da microbiota intestinal que são aqueles micro-organismos que moram no intestino e desempenham um papel importante na saúde mental. O consumo de probióticos e do azeite, por exemplo, vem sendo associado à melhora dos sintomas de ansiedade, variação de humor, depressão e estresse. Outra coisa importante é a estabilidade de açúcar no sangue, ou seja, comer refeições regulares para evitar flutuações que afetam o humor e a concentração.
Se alguns alimentos protegem a saúde da nossa mente, outros podem prejudicá-la: açúcares refinados e carboidratos simples fazem o açúcar oscilar. Junto com os alimentos processados e as gorduras trans, eles são capazes de causar inflamação crônica no corpo que está relacionada à depressão e ansiedade. Outros vilões são o álcool e a cafeína.
A Seguros Unimed oferece o programa “Saúde Emocional” que inclui uma equipe de psicólogos e psiquiatras para auxiliar na identificação e tratamento de sintomas emocionais. Alimentando-se corretamente e cuidando da sua saúde mental, você verá seu sistema imunológico fortalecido, terá autoconhecimento, mais resiliência, melhores relacionamentos e tomará decisões mais assertivas. Para saber mais, acesse: https://www.segurosunimed.com.br/saude-emocional