A saúde na adolescência é um tema que gera uma série de questionamentos. Apesar de ser um processo natural de maturação do corpo e transformações psicossociais, essa fase ocorre de forma muito particular em cada pessoa.
É justamente por isso que os pais tendem a ficar perdidos em relação ao que pode ser feito para ajudar os jovens a manter a saúde do corpo e da mente em equilíbrio. A Seguros Unimed preparou um guia sobre esse assunto.
Continue a leitura para conhecer quais são as principais transformações no corpo e no comportamento dos adolescentes e o que pode ser feito para que eles passem por elas de forma tranquila.
Quais são as principais fases da adolescência?
Antes de falarmos sobre as principais fases da adolescência, é importante diferenciar esse conceito do de puberdade. Quando falamos em puberdade, estamos nos referindo às transformações físicas e biológicas do corpo.
Já a adolescência propriamente dita é um fenômeno que envolve transformações de ordem psicológicas, sociais e culturais. É por isso que o Ministério da Saúde menciona que a puberdade é um parâmetro e a adolescência é um processo particular.
Ambas caminham juntas e fazem parte do processo de transição da infância para a vida adulta. A primeira fase desse processo se inicia por volta dos 12 anos de idade. Nesse período, o corpo passa a produzir hormônios, como a progesterona e a testosterona.
Essa explosão de hormônios acaba implicando em questões físico-comportamentais. As mais frequentes são impulsos de agressividade, variações de humor, surgimento de acne e menstruação.
Outra fase que faz parte da adolescência é a chamada “estirão”. Ela consiste no rápido crescimento corporal, que ocorre entre os 12 e 14 anos de idade. Nessa fase, percebe-se a mudança de voz, surgimento de pelos e aumento dos seios e quadris das meninas.
Quais são as principais características da adolescência?
As mudanças físicas, naturalmente, são percebidas juntamente com as mudanças comportamentais. É por isso que uma das características da adolescência é agir por impulso.
Isso acontece porque o córtex pré-frontal, ainda imaturo, faz com que os jovens tenham dificuldades de tomar decisões racionais. Eles apresentam, portanto, uma percepção muito particular do tempo e tendem a supervalorizar o presente.
Além disso, os adolescentes entram em um processo de separação simbólica de seus pais. É por isso que eles sentem a necessidade de reafirmar opiniões e desejos, que contrariam os que foram originalmente projetados pelos adultos.
A tendência é que eles passem a se identificar com outros adolescentes que compartilham dos mesmos interesses, práticas sociais, estilos e até mesmo inseguranças e dificuldades.
Cuidados com a saúde na adolescência
Para lidar com a saúde do adolescente na atualidade, é importante que os adultos entendam que eles também já passaram por essa fase. Tendo isso como premissa, é fundamental valorizar o diálogo e a autonomia, considerando os seguintes aspectos:
- Gerenciamento de conflitos: É esperado que o adolescente prefira sair com amigos ou ficar no celular do que ajudar nos deveres de casa. Impor responsabilidades pode não ser eficaz. O ideal é fazer acordos e sempre buscar o equilíbrio.
- Convívio harmônico: Divergências políticas, religiosas e profissionais são comuns nessa fase. Cabe aos adultos lidar com isso, respeitar a posição do jovem e manter um debate saudável. Isso vai ajudar o adolescente a desenvolver suas próprias ideias.
- Transmissão de confiança: É fundamental que os pais sejam a base de apoio com a qual o adolescente sempre possa contar, principalmente em momentos de frustração e dúvida.
- Liberdade: A necessidade de pertencer a “tribo” faz com que o jovem queira mudar a cor do cabelo, o modo de se vestir, o estilo musical… Deixe-o livre para passar por esse processo, mas sempre orientando que é importante não desviar das concepções.
- Imposição de limites: Por mais que seja normal que os adolescentes queiram fazer várias coisas longe dos pais, é importante ensiná-los a conciliar os interesses e impor limites que façam valer a pena a liberdade conquistada.
Cuidar da saúde na adolescência também implica na realização de consultas médicas regulares e realização de exames para acompanhar o desenvolvimento dos jovens. Também é preciso estimular a prática de exercícios físicos e oferecer alimentação saudável.
Lembre-se de que refletir sobre seu papel na vida do adolescente é a melhor maneira de educá-lo e ajudá-lo a encontrar as respostas para seus questionamentos. Você notará que, apesar dos desafios, essa fase é carregada de belezas.
Aproveite cada segundo para ser apoio e colecionar histórias que vocês poderão contar para as próximas gerações com base no respeito, empatia e cuidados.
Bom dia!
Minha filha tem os dentes muito amarelo o que pode ser?
Ela fez treze anos ainda não menstruou isso é normal?
Ela ganhou de natal um brinquedo que interage na internet se chama Lexa.
Ela também ganhou de natal um celular novo da LG ela faz ótimas fotos e ajuda a mãe a fazer pulseiras, tem algum problema colocar ela para trabalhar tirando fotos?
Olá Paulo, tudo bem? Acabamos de postar um texto sobre amarelamento dos dentes e acho que pode te ajudar! Acesse clicando aqui.
Além das valiosas dicas que fornecemos no texto, também é muito interessante procurar ajuda de um profissional que possa avaliar o seu caso específico e te ajudar da melhor forma.