Atualmente, alguns pais recorrem ao uso da chupeta para o bebê parar de chorar. A chupeta faz com que ele satisfaça a necessidade de sucção, por isso, seu uso o acalma.
Porém, se não for removida no tempo certo, pode causar alguns malefícios à criança e os efeitos colaterais aumentam em quantidade e gravidade ao longo do desenvolvimento.
O uso da chupeta, ainda mais se for prolongado, pode alterar a posição dos dentes das crianças, causar deformidades nos ossos e na musculatura da face, prejudicar a respiração e ainda reduzir a produção do leite materno. Cabe ao profissional oferecer informações aos pais sobre essas doenças e malefícios.
Confira também: Como calcular décimo terceiro? Calculo o proporcional
Quais as consequências do uso da chupeta?
- Articulação da face: o costume de chupar chupeta acaba causando deformações no desenvolvimento das estruturas da boca e do rosto. Os ossos da face crescem de forma desarmônica, prejudicando as funções de deglutição, mastigação, fala e respiração.
- Respiração bucal: o costume de se chupar chupeta favorece a respiração errada, pela boca. Essa respiração oral produz uma alteração de postura, um sono agitado e, às vezes, com ronco. Desta forma, também deixa a criança cansada e desatenta, contribuindo para o nascimento de algumas dificuldades. A respiração bucal também causa alterações físicas, problemas nutricionais e de crescimento.
- Diminuição de leite materno: a sucção feita em um bico artificial leva à perda da tonicidade e a alteração dos músculos da face, especialmente dos lábios e da língua, o que acaba confundindo a criança, levando-a a não ser mais capaz de mamar o peito da mãe de maneira correta. Há evidências de que o uso de chupeta diminui a produção de leite da mãe, uma vez que o bebê procura menos pelo peito. Esse fato pode, até mesmo, interferir no ganho de peso da criança.
Veja mais: O que é Edodontia?
Como proceder?
A indicação é não deixar a criança dependente do acessório por muito tempo, cogitando sua retirada até, no máximo, os 3 anos de idade.
Recomenda-se que a criança não utilize a chupeta o dia todo. Na hora de eliminar o uso, é preciso tornar esse momento natural para a criança, explicar que está crescendo e não precisa mais usar chupeta.
Às vezes, é necessário tirá-la aos poucos, reduzindo o tempo e os intervalos nos quais a criança fica com a chupeta. A retirada repentina ou abrupta da chupeta pode levar à substituição por hábitos de sucção do dedo, do lábio ou da língua, de roer unhas, entre outros.
No decorrer da vida, os hábitos podem ser substituídos por comer demais, fumar ou outros transtornos compulsivos e seus efeitos são observados desde cedo.
A decisão de introduzir ou não chupeta é da família, mas cabe aos profissionais oferecerem orientações aos pais para que tomem a melhor decisão.
É recomendado questionar o dentista sobre qual a melhor marca e modelo.
As chupetas ortodônticas existem no mercado e causam menos danos à estrutura facial, em relação aos tipos comuns
Responsáveis Técnicas:
Dra. Eliane Midori Tanaka – CROSP 56731
Dra. Renata Peixinho – CROSP 97388
Bom dia achupeta faz com que a criança saliva grosa a minha tem o poblema de saliva grosa
Olá Simone, tudo bem? A saliva grossa pode ter vários fatores e causas. Recomendamos que você procure um dentista que possa examinar corretamente a sua filha e esclarecer suas dúvidas.
Oii
Minha filha tem 13 anos e não consegue parar de chupar chupeta,pelo lado bom ela não desenvolveu nenhum problema,mas eu tenho medo de no futuro possa prejudicar ela
Olá Luciana, tudo bem? Recomendamos sempre que consulte um profissional dentista que possa te auxiliar na sua dúvida e fornecer as melhores recomendações para sua filha. 🙂