Inscreva-se na nossa newsletter [newsletter_signup_form id=1]
Blog Seguros Unimed
  • Produto
    • Vida
  • Previdência
  • Saúde
    • Qualidade de Vida
  • Odonto
  • Finanças
  • Curiosidades
  • Sustentabilidade
No Result
View All Result
Blog Seguros
  • Produto
    • Vida
  • Previdência
  • Saúde
    • Qualidade de Vida
  • Odonto
  • Finanças
  • Curiosidades
  • Sustentabilidade
No Result
View All Result
Blog Seguros
No Result
View All Result

Principais remédios caseiros para dor de dente

A dor de dente é uma situação comum que pode acontecer com pessoas de qualquer idade e por muitos motivos. Enquanto espera o dia de consultar o dentista, há soluções caseiras que podem ajudar a aliviar o incômodo.

in Odonto
2
ilustração de um dentinho com expressão triste e dor, precisando de ajuda e de remédios caseiros para dor de dente
0
Compartilhamento
105.6k
Views

A dor de dente é uma situação que afeta qualquer pessoa, independentemente da idade, e causa muito incômodo. A causa dessa dor, por vezes insuportável, pode variar de questões relacionadas à própria higiene bucal ou por problemas no organismo. 

E o desespero em aliviar essa sensação de imediato faz com que a busca por remédios caseiros para dor de dente seja comum. No entanto, é preciso procurar um especialista para saber a real causa do problema, visto que os remédios caseiros vão variar na reação, dependendo do motivo da dor. 

Como até mesmo alguns dentistas recomendam formas naturais para ajudar a aliviar esse incômodo, é interessante conhecer o que pode ajudar sem oferecer riscos. 

Portanto, confira a seguir opções de remédios caseiros para dor de dente que vão ajudar em um primeiro momento até a consulta ao dentista.

Como evitar a dor de dente?

Primeiramente, para evitar qualquer tipo de dor é fundamental conhecer o funcionamento do seu corpo. Assim, fica fácil entender a procedência de qualquer situação diferente.

No caso da dor de dente, as causas costumam ter relação com a saúde bucal. Por isso, é fundamental adotar bons hábitos alimentares e uma higiene extremamente atenciosa. 

Veja algumas dicas de prevenção:

  • Evite deixar qualquer acúmulo de resíduo na boca, mantendo uma boa higiene bucal;
  • Use o fio dental e mantenha uma rotina de pelo menos 3 escovações corretas e diárias;
  • Reduza a ingestão de açúcar e gorduras para conter a aparição de bactérias na boca;
  • Consuma todos os nutrientes necessários para que os dentes fiquem fortes com uma alimentação rica e balanceada;
  • Faça acompanhamento regular com o dentista para prevenir qualquer problema dentário, inclusive casos de dor por má higiene.

O que a dor de dente pode ser?

Veja algumas das principais causas de dor de dente.

Doenças na gengiva

Doenças como a gengivite e outras que afetam diretamente a gengiva tem como sintoma a dor de dente muito forte. Isso acontece pelo acúmulo de placa bacteriana que provoca inflamação em toda área e pode levar à perda dos dentes. 

Cáries

As cáries geram dor de dente por causar alterações na estrutura dentária. Conforme ocorre o acúmulo de resíduos, as bactérias desmineralizam os dentes, e quanto mais profundo maior é a dor na região do dente.

Bruxismo

O bruxismo consiste em ranger os dentes involuntariamente, principalmente em períodos noturnos. A frequência pode causar sensibilidade e, eventualmente, dor de dente. 

Sinusite

A sinusite normalmente não tem início na boca, mas pode causar dores nos dentes pela proximidade com os mesmos

Nascimento do dente do siso

O dente do siso costuma ter a erupção na adolescência e pode causar desconforto.

Qualquer que seja a causa da dor de dente, é fundamental buscar ajuda de um dentista. É o profissional quem vai diagnosticar o problema e identificar o melhor curso de tratamento para assegurar a sua saúde e qualidade de vida.

Se você já agendou sua consulta, mas a dor está insuportável e você quer soluções caseiras para reduzir o desconforto, queremos te ajudar. 

É importante destacar que nenhum dos remédios caseiros listados abaixo substitui a avaliação do dentista e que a Seguros Unimed recomenda buscar ajuda profissional assim que você sentir a dor de dente.

Pode usar remédio caseiro para dor de dente?

Eliminar a dor de dente imediatamente é a prioridade de quem foi afetado, já que esse problema pode atrapalhar até mesmo a rotina e o bem-estar.

Não recomendamos a automedicação em hipótese alguma: há muitos riscos associados ao consumo de medicamentos sem a orientação médica. No entanto, entendemos a necessidade de soluções paliativas enquanto a consulta médica não ocorre. 

Nesse sentido, existem opções caseiras que podem ser usadas para a dor de dente. Confira algumas a seguir.

Qual remédio natural é bom para a dor de dente?

Alguns remédios caseiros oferecem um alívio natural para a dor de dente e ainda ajudam na limpeza bucal contra bactérias. Por isso, são opções sem contraindicações. Conheça quais são e saiba qual a melhor para cada situação.

1. Chá de hortelã

O melhor anti-inflamatório para a dor de dente natural é a folha de hortelã, que costuma ser um remédio usado em dentes cariados e inflamados para aliviar a dor e limpar toda estrutura, eliminando bactérias.

Prepare um chá, aguarde esfriar e faça um bochecho por 3 minutos.

2. Bochechos com sal e água morna 

A água com sal permite manter a boca livre de germes. Eventualmente, isso pode ajudar a reduzir a dor de dente dependendo de suas causas. 

Este costuma ser um bom remédio caseiro indicado pelos dentistas por atuar como um antisséptico, limpando inflamações e prevenindo infecções.

3. Escovação e enxaguante bucal

Se você não conseguir dormir com dor de dente, faça uma nova escovação e use um bom enxaguante para eliminar resíduos e bactérias e amenizar o incômodo.

Contudo, cuidado ao manusear a escova, nunca passe ela com força nos dentes para não machucar.

4. Chá de gengibre 

Outro chá com propriedades anti-inflamatórias para aliviar a sensação dolorosa nos dentes furados é o gengibre. Ele pode ser utilizado para um bochecho, assim como o chá de hortelã.

5. Própolis 

Própolis possui funções bactericidas e analgésicas, ideal para ajudar na limpeza total da boca. Além disso, também age como cicatrizante e pode ajudar no alívio de dores por lesões dentárias.

Para usar, basta bochechar com água ou com chás como o de gengibre ou de hortelã.

6. Cravo da índia 

O cravo da índia contém um tipo de substância analgésica chamada eugenol. 

O eugenol trata as áreas infeccionadas e também previne inflamações. Seu uso não deve ser direto, mas sim em óleo, que deve ser aplicado em um algodão e depois na região dolorida.

7. Sachê de chá 

Os sachês de hortelã ou camomila ajudam aliviar inchaço e dores na região bucal.

Para usar é preciso resfriar o sachê molhado e depois colocar na região afetada fazendo compressas por alguns minutos para aliviar o incômodo.

8. Fio dental

O fio dental também pode remover qualquer resíduo que proporciona a sensação de dor nos dentes. 

Por isso, se a dor for localizada no espaço entre dois dentes, passe o fio dental para remover qualquer resquício de alimento.

9. Extrato de baunilha

O extrato de baunilha é um remédio caseiro para dor de dente mais leve. Seu efeito calmante ajuda a amenizar os sintomas na região afetada. 

Aplique-o com um algodão na área dolorida durante 3 vezes ao dia para aliviar a dor.

Nem todos remédios caseiros vão ajudar. Então previna-se!

Alguns remédios caseiros conhecidos, como alho, água-oxigenada e bicarbonato, tendem a causar sérios problemas na boca. Se usados com frequência, podem deixar os dentes sensíveis, lesionar a região e queimar o local. 

Além disso, outras opções naturais são apenas paliativas e não vão solucionar a causa real da dor.

Somente o dentista poderá receitar o melhor analgésico e também um procedimento progressivo para que essa situação frustrante não volte a incomodar. Por isso, é importante fazer uma consulta ao menos duas vezes ao ano.

Parece muito? Essa frequência ajuda a garantir a limpeza e perfeito estado dos seus dentes. Para facilitar, oferecemos planos odontológicos que evitam gastos não previstos, diminuem a burocracia e ajudam a manter suas consultas com o dentista sempre em dia!

Ninguém merece sentir dor de dente. Então ter um plano odontológico facilita as condições para ter atendimento sempre que necessário. Faça já o seu!

Posts relacionados
Novidade: Glossário de Especialidades Odontológicas

A partir desse mês, teremos uma seção fixa no nosso blog. A seção se chamará Você Sabia… onde passaremos a Leia mais

O que é pulpite e como funciona o tratamento

Inflamação da parte mais interna do dente pode ser reversível ou irreversível, a depender da gravidade. O que é pulpite? Leia mais

Postagem anterior

Como evitar mofo em casa e prevenir os problemas que ele causa?

Próximo Post

Planejamento Sucessório: o que é e por que fazer

Próximo Post
jovem abraçando mulher mais velha, e há o texto "planejamento sucessório: o que é e por que fazer"

Planejamento Sucessório: o que é e por que fazer

Comments 2

  1. ALESSANDRO FERREIRA DA SILVA says:
    1 ano ago

    Oi me chamo Alessandro! Fiz cirurgia pra colocar o tão sonhado implantes, coloquei 3 na parte de cima, um em cada lateral lado direito e esquerdo e um na frente porém o da frente tem rejeitado o pino e vivo com dores, o cirurgião disse ser normal até o sexto mês de cirurgia mas vivo com dores frequentes o que devo fazer? Existe algum método ou chá natural para eliminar esse problema?

    Responder
    • Blog Seguros Unimed says:
      1 ano ago

      Olá Alessandro, tudo bem? Se as dores estão intensas e frequentes, recomendamos procurar uma segunda opinião profissional para seu caso.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

No Result
View All Result

Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2020

No Result
View All Result
  • Produto
    • Vida
  • Previdência
  • Saúde
    • Qualidade de Vida
  • Odonto
  • Finanças
  • Curiosidades
  • Sustentabilidade