Como está o fluxo de caixa do seu negócio? Em períodos de alta da inflação e de redução do poder de compras, é comum que haja um desequilíbrio no saldo financeiro da empresa, seja por conta da queda no faturamento, decorrente de retrações nas vendas, ou do aumento dos custos, ocasionado pela pressão inflacionária ou por outros fatores associados à gestão orçamentária.
Fato é que ninguém questiona a importância de reduzir os custos do negócio. A diminuição dos gastos tem um efeito imediato sobre o caixa, reduzindo as saídas de dinheiro e, consequentemente, melhorando o desempenho financeiro da empresa. O detalhe fundamental é que, para gerar os resultados esperados, sem comprometer o negócio, a redução de custos precisa ser feita de forma estratégica.
Sem adotar uma boa estratégia para reduzir custos, a gestão pode estar assumindo alguns riscos — entre eles, o de prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços; afetar a produtividade de suas operações e sofrer sanções legais, caso deixe de cumprir alguma obrigação.