A radiografia do dente permite ao dentista visualizar melhor a estrutura interna do dente e os tecidos ao redor e eventuais patologias e lesões que estejam atingindo os dentes e a arcada dentária.
Se o seu dentista recomendou a realização desse exame e você quer entender como é feito ou para que serve, continue conosco. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e mostrar que não há motivos para temer a radiografia!
Para que serve a radiografia dos dentes?
De forma geral, a radiografia permite visualizar o dente e as estruturas que o cercam. É possível identificar fraturas, cáries, tártaro e lesões.
Uma consulta odontológica inicial, permite uma avaliação visual dos dentes para verificar a presença de placa bacteriana ou cárie e também é possível avaliar se a mordida do paciente está correta. Pois, caso haja alteração na oclusão, pode prejudicar a fala, respiração e alimentação do indivíduo.
Uma radiografia do dente do siso pode ser solicitada para melhor análise da estrutura óssea e de todo o elemento dentário como a coroa e a raiz, para a extração, caso necessário.
O dentista pode pedir uma radiografia para realizar um melhor plano de tratamento, em casos de canal, ortodontia e implante, por exemplo.
Como funciona o raio-X?
O raio-x é um exame de imagem que auxilia o cirurgião-dentista no planejamento do procedimento e acompanhamento do tratamento.
Diferente de muitos mitos populares, a radiografia do dente é um procedimento seguro que pode ser feito por crianças, grávidas e idosos, desde que sejam aplicados todos os procedimentos de proteção necessários.
Quanto tempo demora a radiografia no dente?
Quando não há contratempo no exame, a realização demora pouco tempo.
Em média, a radiografia no dente demora poucos minutos, variando conforme o tipo de radiografia e o número de dentes a radiografar.
Quais são os principais tipos de radiografia?
Considerando todas as condições que podem demandar uma radiografia, explicamos quais são e para que servem os principais tipos.
Radiografia periapical
O raio-x periapical consegue uma imagem completa e detalhada de um ou mais dentes da coroa até a raiz.
Esse é um dos exames mais solicitados, pois, consegue-se observar os dentes e suas estruturas adjacentes bem detalhadamente.
Radiografia bite wing
Uma radiografia bite wing é um exame parecido com o periapical, mas funciona de forma restritiva. Nele é possível apenas visualizar a coroa de alguns dentes superiores e inferiores e aparte do osso que envolve esses dentes.
Nessa radiografia é possível detectar cáries entre os dentes e a doença periodontal, caso o dentista não consiga diagnosticar durante o exame clínico.
Radiografia oclusal
Na radiografia oclusal, é possível visualizar as arcadas dentais, podendo complementar o diagnóstico de dentes não erupcionados e extensão de algumas lesões presentes no interior do osso.
Ortopantomografia
A ortopantomografia, conhecida também como radiografia panorâmica, permite a obtenção de imagens da maxila e mandíbula para observação de todos os dentes das arcadas dentárias.
Além disso, esse exame também é usado para visualização da Articulação Tempomandibular (ATM) para o diagnóstico de possíveis doenças.
Em quais situações o dentista pedirá radiografia?
Quando uma arcada dentária não está bem alinhada, o paciente apresenta problemas na mordida ou apresenta sinais de cárie é indicado uma radiografia no dente. Além disso, ela também permite identificar a necessidade de um tratamento de canal.
Em outras situações o cirurgião dentista pode pedir uma radiografia do dente de leite para evitar a extração do dente decíduo, pois isso traz prejuízos à fala, alimentação e mordida da criança.
Dessa maneira, para conseguir avaliar o problema do dente internamente ou acompanhar o processo do tratamento já realizado, o profissional pede uma radiografia para ter um histórico de imagens.
É possível fazer radiografia do dente durante a gravidez?
Caso seja realmente necessário, a radiografia no dente durante a gravidez pode ser realizada com segurança.
Entretanto, é importante que a mulher informe sua gravidez ao cirurgião-dentista imediatamente para que todo o procedimento seja realizado com mais cautela de forma a não oferecer riscos à mãe e ao bebê.
O procedimento é feito colocando um avental de chumbo sobre o corpo da grávida para protegê-la da radiação ionizante do raio-x.
Em casos de dor, inflamação ou tártaro nos dentes, é importante procurar o dentista o quanto antes. Pois, doenças bucais podem trazer prejuízos para a gestação.
Você já fez ou tem que fazer uma radiografia em breve? Como foi sua experiência? Esperamos que esteja tudo bem, mas é importante se preparar porque imprevistos acontecem e não podemos descuidar da saúde bucal, não é?
O ideal é se proteger e cuidar bem dos dentes. Por isso, veja nossas dicas de hábitos para uma boa saúde bucal!