Como diz o velho ditado “prevenir é melhor do que remediar”. Ao manter os cuidados diários, com o auxílio de consultas periódicas, você garante um sorriso lindo e saudável. Saber porquê e quando ir ao dentista também faz parte desses cuidados. Com visitas regulares, procedimentos mais complexos e incômodos podem ser evitados.
Se você ainda não agendou sua consulta com o profissional, trouxemos 05 motivos que vão te ajudar a tomar a decisão ainda hoje. Confira!
1º Dor no dente ou na boca
Costuma ser um dos maiores motivos para irmos ao consultório. Essa dor pode ser causada por alguma sensibilidade dentária ou uma cárie.
Mas outros sinais como inchaço na gengiva ou dores no maxilar devem receber atenção de um profissional. Eles são alertas de que você precisa de uma consulta com o dentista.
2º Durante um tratamento odontológico ou ortodôntico
Durante o tratamento odontológico, é necessário fazer visitas regulares ao dentista para acompanhar os resultados do processo. O tempo entre essas consultas pode variar dependendo do tipo de procedimento.
Já no tratamento ortodôntico, as revisões devem acontecer no prazo estabelecido pelo profissional. O dentista precisa acompanhar a movimentação dos seus dentes e ajustar o aparelho fixo.
Não ir nessas consultas pode alargar o tempo do tratamento ou trazer resultados que podem te prejudicar.
3º Durante a Gravidez
Durante a gravidez acontecem alterações hormonais que afetam todo o funcionamento do corpo da gestante, inclusive o hormônio da gestação está presente na saliva e podem favorecer a inflamação gengival.
A saúde bucal da gestante também é importante para o bem-estar do bebê. Além das consultas rotineiras ao obstetra, também vá em visitas regulares ao dentista para evitar esses possíveis problemas bucais da gestação.
4º Crescimento dos dentes de leite
Quando os dentes de leite começam a “nascer”, a criança costuma chorar por sentir coceira na gengiva e outros desconfortos. E cabe a nós entendermos isso e levá-la ao profissional que vai ajudar a resolver o incômodo dela.
Os odontopediatras olham como está a situação e nos dão as instruções para facilitar o “nascimento” dos primeiros dentinhos. Converse com o profissional se é ou não indicado o uso de mordedores e siga as orientações à risca.
5º Desenvolvimento dos dentes do siso
Na adolescência, todo o nosso corpo muda e isso não é diferente com a boca. Os dentes do juízo começam a “nascer” e causam dores e incômodos na região e podem causar dor de ouvido ou dor de cabeça.
Nesse momento é bom ir ao consultório para passar por essa fase tranquilamente. O especialista pode te dizer como está o “nascimento” do dente do siso e te orientar sobre a higiene do dente.
Com estes motivos, é bem provável que você já saiba quando ir ao dentista. O profissional vai te ajudar a cuidar dos seus dentes, mas por que é tão importante manter a saúde bucal?
Quantas vezes por ano devemos ir ao dentista?
Em geral, devemos ir a cada 6 meses para consultas regulares. Para quem está em tratamento odontológico ou ortodôntico, o intervalo entre as visitas é menor e será indicado pelo profissional.
O procedimento dessas consultas segue um padrão. Isso serve justamente para avaliar como está sua saúde bucal.
O que é feito nas consultas regulares?
Nas consultas regulares, os dentes, gengiva, língua e todas as estruturas bucais são observados. O objetivo é identificar possíveis sintomas de algum problema, como uma cárie ou inflamações, e tratá-los o mais breve possível.
De tempos em tempos, é feita uma profunda limpeza dos dentes. Usando equipamento e instrumentos específicos, o tártaro é retirado, os dentes são polidos e recebem flúor.
Nesse procedimento, o dentista remove resíduos que se depositam em locais que a escova e o fio dental não alcançam. E assim evitam-se complicações graves como a gengivite e a periodontite e evita a extração de algum dente.
Importância de manter a saúde bucal em dia
A boca influencia na saúde de todo o corpo, ela nos permite falar, mastigar os alimentos e até respirar. Ela tem contato direto com o ambiente externo, ou seja, é a porta de entrada para microorganismos e bactérias prejudiciais.
Mas, se mantivermos cuidados diários, o risco de desenvolver problemas bucais e dentários diminui. Para isso, é fundamental cuidar da alimentação, fazer a limpeza dos dentes e saber quando ir ao dentista.
E para manter uma boa escovação e deixar sua boca limpinha, temos algumas dicas:
- Escovar os dentes adequadamente após cada refeição: Depois de comer, a placa bacteriana começa a se formar e precisa ser removida porque as bactérias dela podem causar problemas aos nossos dentes.
- Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia: Resíduos de alimento costumam ficar entre os dentes e a escova não alcança esses lugares. É nesse momento que o fio dental entra em ação e remove a sujeira nesse espaço.
- Raspar a língua: Assim você tira a camada esbranquiçada de cima da língua. Combatendo as bactérias causadoras do mau hálito.
- Beba água: A água ajuda a hidratar o corpo e manter o pH e a produção de saliva em ordem. A saliva ajuda na higiene e proteção dos dentes, então vá beber um copo de água o quanto antes!
Como o plano odontológico pode ajudar e quais tratamentos ele cobre?
Um plano odontológico te dá acesso a profissionais qualificados para cuidar da sua saúde bucal. Assim fica mais fácil de fazer visitas regulares ao dentista e garantir o seu bem-estar.
Os planos incluem tratamentos dentários básicos, como remoção de tártaro, tratamento de cárie, limpeza e tratamento de canal. Eles são específicos para a área odontológica e podem ser mais amplos, dependendo da cobertura contratada.
A Unimed Odonto oferece planos individuais a preços que cabem no seu bolso. Avalie suas necessidades e faça a contração!