As atividades físicas trazem muitos benefícios para a saúde física e mental. Porém, devem ser praticadas com cautela para não resultarem em problemas físicos. Grande parte dos traumas bucais são ocasionados devido à prática de esportes, como: box, voleibol e atividades que evolvam quedas ou contatos físicos. Por esse motivo, a utilização de protetor bucal é fundamental.
O uso do protetor é importante tanto para profissionais como para amadores. A função não é somente proteger os dentes, ele ajuda também a evitar traumas nos ossos maxilares, ferimentos na língua, queixo, lábios e articulações.
O protetor bucal intraoral é confeccionado após moldagem do arco dental, geralmente o superior. O material utilizado deve ser capaz de absorver e dissipar energias causadas pelo impacto. O material mais indicado é o EVA (copolímero de etileno e acetato de vinila).
Existe também o protetor bucal de tamanho padrão, vendido em departamento esportivo, feito com material de borracha ou vinílico. Este tipo de proteção é a mais utilizada devido ao baixo custo, porém oferece uma proteção limitada, devido à falta de adaptação.
Há também o protetor termoplástico, que é menos volumoso e mais confortável que os materiais já citados em modelos de tamanho padrão, lembrando que este material também não possui adaptação ideal.
As características necessárias para protetores bucais são prevenção de lesões labiais, gengivais e dentes; não obstruir ou dificultar a fala ou a respiração; recobrir todos os dentes do arco (exceto 3° molares); boa retenção; indolor; resistente; mínima interferência oclusal.
É recomendado que os protetores sejam higienizados com água corrente fria e acomodados em caixa perfurada. Pode utilizar dentifrício, antes e após a utilização.
A vida útil dos protetores é de 06 meses, ou a cada temporada, pois, com o passar do tempo, eles se desgastam.
COLABORADOR:
Roberta Gomes de Oliveira
CROSP 96.621