Ao considerar tratamentos de alto custo no dentista, uma dúvida comum é: o plano odontológico cobre implante? A resposta não é tão direta, já que essa inclusão não é obrigatória por lei. Por isso, é importante verificar com cuidado as condições oferecidas.
Algumas operadoras possuem essa possibilidade, mas é preciso analisar o contrato com atenção para evitar surpresas no momento de realizar o procedimento. Não adianta esperar reembolso por algo que não está previsto, certo?
Para te ajudar a entender melhor como funciona essa cobertura, respondemos às principais dúvidas sobre o tema. Confira a seguir!
Plano odontológico cobre implante?
Os planos odontológicos, em geral, não oferecem cobertura para implantes dentários. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o setor, considera esse tipo de procedimento estético, dispensando a inclusão obrigatória.
No entanto, a legislação não impede que as operadoras incluam esse serviço em suas coberturas. Por isso, é possível encontrar opções que o disponibilizam, dependendo da empresa e do modelo escolhido.
Nesse caso, eles costumam ser mais caros e apresentam carência (tempo em que o procedimento não pode ser realizado).
Além disso, as exigências podem variar de acordo com a operadora. É importante revisar as condições contratuais antes de assinar a apólice e avaliar a reputação da empresa para assegurar um atendimento de qualidade.
Leia também: Procedimentos estéticos não são cobertos pelos planos de saúde nem odontológicos!
Quais são as coberturas do plano odontológico?
Quando se trata de cuidar da saúde bucal, é importante entender as opções de cobertura que você pode contar. Algumas garantem a proteção necessária para diversos tipos de tratamentos e consultas, oferecendo mais segurança para quem busca atendimento adequado.
A legislação sobre a cobertura odontológica define os procedimentos obrigatórios. São eles:
- Avaliações de rotina e consultas (inclusive, exames, diagnóstico de problemas bucais e orientações para o paciente);
- Profilaxia e limpeza;
- Radiografias simples.
Qual é a prótese que o plano odontológico cobre?
A prótese dentária oferecida inclui a coroa metálica para os dentes posteriores e as coroas de cerômero, que têm a coloração semelhante aos dentes naturais, para os dentes da frente. Esses itens são exigidos pela ANS.
Opções com benefícios adicionais podem incluir outros tipos de próteses, como, por exemplo:
- Pontes;
- Restaurações em resina;
- Próteses fixas em cerâmica, resina ou cerômero.
Quanto custa o plano odontológico que cobre implante?
O custo varia conforme as opções incluídas, a operadora e o número de profissionais disponibilizados. A quantidade de vidas inseridas na apólice também interfere no valor cobrado.
O ideal é fazer uma simulação para ter uma ideia mais clara dos valores, mas o preço costuma ser de R$100 mensal ou mais.
Saiba mais: O que considerar ao escolher um plano odontológico
Vale a pena contratar um plano odontológico?
É vantajoso contratar um plano odontológico se você quer ter bom cuidado com a sua saúde bucal. Com uma apólice, mesmo que simples, você tem a possibilidade de adotar medidas preventivas e evitar gastos elevados com tratamentos dentários.
Isso permite que você faça um check-up a cada 6 meses ou 1 ano, facilitando a detecção precoce de qualquer problema. Esse tipo de serviço é especialmente interessante para quem tem crianças ou idosos em casa.
As crianças necessitam frequentemente de aparelhos ortodônticos, enquanto os idosos enfrentam mais dificuldades devido a alterações no organismo, como a perda de cálcio. Por isso, é importante estar informado sobre o que está incluído para se preparar adequadamente.
Quais são os custos adicionais do implante mesmo com a cobertura do plano?
Mesmo nos casos em que seu plano odontológico cobre implante, você pode ter custos adicionais. Entre as possibilidades de cobrança estão:
- Procedimentos preparatórios, como tomografias e raios-x;
- Enxertos ósseos;
- Uso de materiais tecnológicos;
- Escolha de um profissional especializado;
- Anestesia, caso não haja cobertura;
- Prótese encaixada no implante (como pilar ou coroa), a depender do material utilizado.
Como escolher o melhor plano odontológico que cobre implantes?
Quando o assunto é restaurar o sorriso com implantes, é fundamental garantir que o serviço escolhido ofereça condições ideais para isso. Ao pesquisar as melhores opções, é importante avaliar como cada uma pode contribuir para o seu bem-estar dental. Alguns desses pontos são:
- Abrangência da cobertura: verifique se o plano odontológico cobre implante, avaliação, cirurgia, prótese e outros procedimentos relacionados;
- Rede credenciada: avalie se há vários profissionais disponíveis perto da sua localização e se esses especialistas apresentam boas avaliações;
- Custo-benefício: veja se o preço cobrado vale a pena para o nível de atendimento e serviços oferecidos;
- Reputação: saiba o que as pessoas acham sobre a operadora, qual é o nível de atendimento ao cliente e a satisfação dos usuários;
- Carência: confira a carência exigida para a realização dos procedimentos, já que algumas operadoras podem exigir um prazo maior;
- Serviços extras: verifique se outras opções são oferecidos, como assistência odontológica em viagens, desconto em produtos e reembolso.
Contrate o melhor plano odontológico do Brasil!
Agora que você já tem todas essas informações, está na hora de conhecer a melhor opção. O plano Unimed Odonto é o mais completo e com boa nota, segundo a ANS. Tanto que atingimos 0,8421 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) em 2024.
Essa pontuação assegurou um lugar na faixa verde, a mais alta. Além disso, temos cobertura para prótese, cirurgia com aplicação de aloenxertos, coroa, restauração em cerômero e muito mais.
É isso que você busca? Aproveite e acesse o site da Unimed Odonto e confira todos os planos disponíveis para você e sua família!