As operadoras só cobrem intervenções estéticas quando há necessidade médica específica como tratar uma condição de saúde, aliviar a dor, melhorar uma função do organismo ou prevenir complicações de alguma enfermidade. Este é o caso das cirurgias plásticas reconstrutivas após acidentes, da operação de reconstrução da mama em virtude de câncer ou ainda de procedimentos que corrigem deformidades congênitas, por exemplo.
Intervenções puramente cosméticas, como cirurgia plástica para melhoria de aparência, botox, preenchimento labial, tratamentos a laser para remoção de rugas, entre outros, não são cobertos pelos planos de saúde. Portanto, se você se deparar com anúncios como os que citamos no início do texto, fuja porque é problema!
Para que você possa fazer tais procedimentos sem desembolsar nenhum valor, as clínicas precisarão emitir uma nota fiscal com descrição diferente do que realmente foi realizado. Essa alteração do seu estado clínico para solicitar intervenções desnecessárias, excessivas ou não cobertas pelos planos é fraude e pode ter sanções criminais.
Vale dizer que as operadoras de saúde gastam em torno de R$ 28 bilhões para cobrir os custos de procedimentos médicos desnecessários, desvios e irregularidades com despesas hospitalares! Ou seja, a conta não fecha, causando um desequilíbrio financeiro que prejudica não só as operadoras, mas nós, beneficiários, porque todos nós pagamos a conta.
O processo de mutualismo é fundamental para o sistema. O que isso significa? Que os segurados devem usar os planos de saúde de forma ética e responsável, não abusando dos serviços oferecidos e seguindo as orientações médicas adequadamente.
O uso excessivo ou inadequado dos serviços de saúde pode afetar os custos globais dos planos e, por sua vez, impactar as taxas cobradas dos beneficiários. Precisamos nos atentar ao uso responsável para que o convênio médico seja sustentável e acessível a todos, entende?
A Seguros Unimed é uma referência no combate às fraudes. Trabalhamos intensamente para informar e alertar a todos sobre práticas erradas para que os nossos recursos sejam direcionados a quem realmente precisa. Então, se você tiver alguma dúvida em relação a algum procedimento, entre em contato conosco que te auxiliaremos. Nós cuidamos da sua saúde e da integridade do sistema!
Saiba mais sobre fraudes na área da saúde pelo site www.saudesemfraude.com.br, criado pela FenaSaúde.