As explosões em casa são perigosas, podem danificar e inutilizar o imóvel, além de também representarem um risco grande para os moradores do local. Por isso, é importante saber o que pode causar esse problema e como preveni-lo.
Pode não parecer, mas acidentes domésticos causados por explosões em casa são mais comuns do que você imagina, tanto que todos os anos a Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel) faz um levantamento de acidentes ocasionados por problemas na rede elétrica.
De acordo com o levantamento da Abracopel, em 2021 ocorreram 637 incêndios por problemas na rede elétrica no Brasil. Por isso, é importante saber como prevenir esse tipo de acidente.
Continue lendo este texto para descobrir quais são as principais causas de explosões em casa e como prevenir esse tipo de acidente.
Quais as principais causas de explosões em casa?
Há vários fatores que podem ocasionar incêndios, como problemas com a fiação elétrica e disjuntores incompatíveis com a rede elétrica do local. Veja a seguir quais são as principais causas de explosão em casa:
Rede elétrica desatualizada
Redes elétricas antigas podem ocasionar curto-circuitos, que podem evoluir para incêndios e explosões.
Quem mora em imóveis antigos precisa verificar se a rede elétrica da propriedade está atualizada. Em geral, nas propriedades que foram construídas há mais de 20 anos, tais redes não foram projetadas para suportar a quantidade de equipamentos eletrônicos que usamos atualmente.
Além disso, as redes elétricas antigas não seguiam os mesmos padrões de segurança dos sistemas atuais.
Por isso, é importante que a rede elétrica do seu imóvel esteja atualizada, para evitar que os fios fiquem desgastados e o sistema elétrico sobrecarregado e, dessa forma, prevenir explosões em casa.
Problemas com a fiação da rede elétrica
Uma fiação elétrica danificada pode ocasionar acidentes sérios. Caso os fios estejam quebrados ou rachados, o cobre, material que compõe os fios, pode entrar em contato com a madeira ou com o forro e causar um incêndio.
Disjuntor incompatível com a rede elétrica
O disjuntor precisa ser compatível com a rede elétrica, caso contrário, não vai conseguir proteger corretamente o sistema, aumentando as chances de ocorrer um curto-circuito.
Por isso, é importante que esse equipamento seja instalado por um profissional especializado para garantir que o disjuntor é adequado para a rede elétrica do local.
Problemas com o disjuntor
Além de garantir que o disjuntor seja compatível com a rede elétrica da sua casa, você também precisa assegurar que esse equipamento esteja funcionando corretamente.
Caso esse equipamento esteja com um parafuso mal apertado, por exemplo, ele pode não conseguir proteger a rede elétrica da residência.
Além disso, uma das principais formas de verificar se há algo de errado com a rede elétrica é observando o disjuntor da sua casa. Isso porque, caso esse equipamento esteja caindo com frequência, pode ser um sinal de que a fiação está sobrecarregada e que precisa ser atualizada.
Instalações elétricas inadequadas
Caso a instalação elétrica da sua residência não tenha sido feita por um profissional capacitado, o risco de ocorrer um incêndio é alto.
Somente um profissional da área saberá fazer um projeto elétrico seguro e eficiente, determinado a melhor divisão dos circuitos, dimensionamento de cabos e localização das tomadas.
Se esses elementos não forem bem escolhidos na hora de realizar a instalação da rede elétrica, as chances de ocorrer problemas nesse sistema são grandes.
Uso inadequado das tomadas
Utilizar benjamins, também conhecidos como Ts, para ligar vários aparelhos eletrônicos em uma tomada ao mesmo tempo pode causar sobrecarga da rede elétrica, o que pode aumentar o risco de curto-circuito e explosões em casa.
Uso inadequado de equipamentos elétricos
Usar equipamentos elétricos feitos para tomadas de 10 amperes em tomadas de 20 amperes também pode aumentar o risco de incêndios em casa. Por isso, sempre verifique quais são as indicações de uso dos fabricantes de aparelhos eletrônicos.
Como saber se uma instalação elétrica está com problemas?
Há alguns sinais que você precisa prestar atenção para saber se a sua rede elétrica está com algum problema ou não, são eles:
- Quedas frequentes do disjuntor;
- Fios descascados;
- Sinais de corrosão na capa isolante dos fios;
- Choques frequentes ao tocar no chuveiro.
Como prevenir explosões em casa?
Agora que você já sabe quais são algumas das principais causas de explosões em casa, confira algumas dicas de como evitar esse problema:
Faça manutenções preventivas
É importante fazer manutenções periódicas na rede elétrica da sua casa, pois, somente dessa forma será possível detectar algum problema e verificar a necessidade de atualizar a rede elétrica. O ideal é fazer essa manutenção a cada cinco anos.
Preste atenção na temperatura dos aparelhos eletrônicos
Caso você perceba que os seus equipamentos estão ficando muito aquecidos durante o uso, retire-os da tomada com cuidado e chame um eletricista para avaliar a situação.
Não coloque cortinas ou tapetes próximos a fiação elétrica
Para evitar explosões em casa é importante manter tapetes e cortinas longe dos fios da rede elétrica.
Tire todos os equipamentos elétricos da tomada antes de viajar
Quando você for passar alguns dias fora de casa, é importante tirar todos os equipamentos elétricos da tomada. Caso a viagem seja longa, é recomendado esvaziar a geladeira e também retirá-la da tomada.
Isso é importante porque, em algumas ocasiões, quando há uma queda de luz, a energia pode voltar com muita força, o que pode fazer com que os equipamentos ligados na tomada queimem e, em alguns casos, provocam explosões em casa.
Tenha um bom seguro residencial
Por mais que sejamos cuidadosos, alguns acidentes podem acontecer. Por isso, sempre precisamos estar preparados para enfrentar as situações ruins.
Contudo, você não precisa enfrentar essas situações sozinho, já que pode contar com um seguro residencial para ajudar você em caso de explosões em casa.
Quem tem um seguro residencial recebe uma indenização em caso de incêndio. Sendo assim, o segurado recebe uma quantia para repor os bens perdidos no acidente. O valor exato vai depender da cobertura contratada.
Além disso, caso você opte pelo seguro da Unimed Seguros, você ainda vai poder contar com serviços para facilitar o seu dia a dia, como:
- serviços de manutenção de caixa d’água, ralos e sifões;
- serviços emergenciais na rede elétrica;
- serviços emergenciais na rede hidráulica;
- cuidados com o seu animal de estimação (marcação de consultas, vacinas, serviços de hospedagem e funeral).
Sendo assim, se você quer estar preparado para enfrentar qualquer situação na sua casa, conte com a proteção do Seguro Residencial da Unimed.