Situações inesperadas podem acontecer com qualquer pessoa, mesmo com as mais cuidadosas. Por isso, é importante se preparar e garantir o cuidado daqueles a quem amamos. Uma forma de fazer isso é entendendo o que é seguro de vida familiar, quando é vantajoso e como ele funciona.
Um seguro de vida garante a proteção do segurado e dos beneficiários em caso de determinados imprevistos. A modalidade familiar é procurada por pessoas que já constituíram uma família, casaram e têm filhos, e querem assegurar que os seus entes queridos não passem por nenhuma dificuldade financeira e tenham um futuro mais tranquilo.
Se esse é o seu caso, continue lendo este texto para entender melhor o que é seguro de vida familiar e como ele pode beneficiar os seus filhos e cônjuge.
O que é seguro de vida familiar?
O seguro de vida familiar costuma ser uma opção usada por cônjuges que querem proteger a sua família.
Sendo assim, se algum sinistro — evento previsto no contrato — acontecer com um dos dois, os beneficiários podem receber uma indenização.
Esse tipo de seguro é ainda mais indicado para os casos em que os dois cônjuges contribuem de maneira similar para o sustento do lar. O falecimento de um dos dois não gerará impacto no padrão de vida financeiro, já que a família recebe uma indenização.
Contudo, dependendo da cobertura escolhida no momento da contratação, os segurados podem usufruir dos benefícios do seguro de vida familiar ainda em vida. Isso porque algumas seguradoras oferecem proteção em caso de invalidez permanente, total ou parcial, e também se um dos titulares contrair uma doença grave.
Portanto, além de garantir que a sua família não passará por nenhuma dificuldade financeira, ao contratar um seguro de vida familiar você ainda assegurará um futuro mais tranquilo para si mesmo.
Qual é a diferença entre seguro de vida familiar e individual?
Além de descobrir o que é seguro de vida familiar, é importante saber qual é a diferença dessa modalidade para o seguro de vida individual.
A cobertura do seguro de vida individual é restrita a apenas uma pessoa, o segurado. Já a do seguro de vida familiar pode ser estendida ao cônjuge do titular do plano, o que faz com que essa modalidade seja uma opção mais interessante para quem tem uma família.
Como funciona o seguro de vida familiar?
O seguro de vida familiar funciona de forma semelhante ao individual. Para contratar é preciso entrar em contato com uma seguradora, escolher uma cobertura e definir o valor da indenização.
Depois disso, a empresa de seguros prepara a apólice (contrato) que deverá ser assinada pelas partes. Esse documento contém todas as informações referentes ao seguro contratado.
Para ter direito a receber a indenização, o segurado precisa pagar um prêmio para a seguradora, calculado com base no valor estabelecido para a indenização. Esse pagamento poderá ser feito de uma só vez, mensalmente ou anualmente.
Já para solicitar a indenização, no caso de falecimento de um dos segurados, algum dos beneficiários deverá acionar a seguradora informando o ocorrido. A empresa tem até 30 dias para pagar o valor devido.
Por que contratar um seguro de vida familiar?
O seguro de vida familiar funciona como uma proteção contra eventos inesperados. Por isso, quem quer garantir um futuro tranquilo para si mesmo e para a sua família precisa considerar a possibilidade de adquirir esse produto.
Confira a seguir quais são os principais benefícios que o seguro de vida familiar pode trazer para você e para os seus entes queridos.
Garantir que a sua família não passe por problemas financeiros
Se você é o principal provedor da sua casa, ou contribui com parte significativa da renda da sua família, sabe que os seus familiares podem passar por grandes problemas financeiros caso você não possa sustentá-los.
Isso pode ser ainda pior para quem tem filhos pequenos, que ainda não podem trabalhar e que dependem inteiramente dos pais. Sendo assim, é importante assegurar que os seus familiares terão uma boa condição financeira caso você não possa trabalhar mais.
Auxílio caso fique impossibilitado de trabalhar
Não é só no caso da morte do segurado que a seguradora pode ser acionada. Dependendo da cobertura contratada, o titular do plano tem direito de receber uma indenização caso fique incapacitado de trabalhar, seja devido a um acidente ou a uma doença.
Pagamento de despesas médico-hospitalares
Algumas coberturas ainda garantem o pagamento de despesas médico-hospitalares, que podem ficar bem caras dependendo da situação de saúde do segurado.
Sendo assim, vale a pena garantir essa proteção adicional, para que você e a sua família fiquem ainda mais protegidos caso algum evento inesperado ocorra.
Conheça o Seguro Proteção Financeira e Familiar
Agora que você já descobriu o que é seguro de vida familiar, saiba que uma opção para quem quer deixar a família mais protegida é o Seguro Proteção Financeira e Familiar da Seguros Unimed.
Além de oferecer cobertura para os casos de morte acidental e invalidez permanente total por acidente, esse produto ainda oferece proteção para casos de desemprego.
Se o segurado for demitido, desde que não seja por justa causa, ele poderá receber uma indenização. Mas atenção: essa proteção só pode ser usada por quem trabalha no regime CLT.
Sendo assim, com o Seguro Proteção Financeira e Familiar você conseguirá garantir uma proteção muito maior para a sua família, uma vez que a cobertura desse produto é mais completa quando comparada com os outros seguros disponíveis no mercado.
Portanto, acesse o site da Seguros Unimed, confira todos os benefícios do Seguro Proteção Financeira e Familiar e faça uma cotação.