Quer entender melhor o que é seguro de vida e para que, exatamente, ele serve?
Esse produto nada mais é do que uma forma de garantir que os seus familiares não tenham problemas financeiros caso você não possa mais prover o sustento deles.
Sendo assim, o seguro de vida é uma forma de proteger quem você ama. Contudo, dependendo da cobertura que você escolher, pode ser possível aproveitar os benefícios desse produto ainda em vida.
Portanto, vale a pena saber exatamente o que é seguro de vida, quais são as coberturas disponíveis e como esse produto pode beneficiar você e a sua família.
O que é seguro de vida?
Quem contrata um seguro de vida assegura o pagamento de uma indenização para si mesmo ou para os seus beneficiários caso ocorra o sinistro, um evento previsto no contrato.
Em geral, o pagamento de indenização aos beneficiários ocorre em caso de falecimento do segurado. Contudo, dependendo da cobertura contratada, o próprio titular do plano pode ser indenizado caso sofra algum acidente que o deixe impossibilitado de trabalhar.
Sendo assim, podemos dizer que o seguro de vida é uma forma de garantir um futuro mais tranquilo para você e para a sua família.
Quais são os tipos de seguro de vida?
Existem diferentes modalidades de seguro de vida, e é importante que você conheça cada uma delas antes de escolher qual atende melhor às suas necessidades.
Individual
O seguro de vida individual é o tipo mais conhecido. Nessa modalidade, a cobertura é restrita apenas ao titular.
Familiar
No seguro de vida familiar, a cobertura se estende para vários membros de uma mesma família, como cônjuge e filhos.
Em grupo
O seguro de vida em grupo é ideal para empresas.
Nesse caso, é a empresa quem negocia com a seguradora as coberturas que serão contratadas e o valor da indenização. Caso algum evento previsto no contrato ocorra com o funcionário, ele ou os familiares dele terão direito de receber a indenização.
Como funciona o seguro de vida?
Agora que você já sabe o que é seguro de vida, falaremos como essa proteção funciona. Quem quer adquirir esse produto precisa entrar em contato com uma seguradora e checar as coberturas disponíveis.
Para garantir uma proteção mais ampla, pode ser interessante contratar um seguro de vida que garanta cobertura em caso de acidentes. Dessa forma, caso você fique impossibilitado de trabalhar, poderá contar com uma indenização.
Após escolher as coberturas será preciso definir o valor da indenização que você ou os seus familiares vão receber caso algum evento previsto em contrato ocorra.
Após definir o valor da indenização, a seguradora informará o valor do prêmio que o segurado terá que pagar para poder usufruir do seguro de vida quando for necessário. Alguns fatores, como a idade, podem interferir no valor do prêmio.
O prêmio pode ser pago mensalmente, uma vez por ano ou de uma só vez. A frequência com a qual o pagamento deverá ser feito dependerá do contrato.
Quem são os beneficiários do seguro de vida?
No momento da contratação de um seguro de vida, o segurado já pode apontar quem será o seu beneficiário, que pode ser apenas uma pessoa ou mais indivíduos.
Os beneficiários não precisam ter nenhum grau de parentesco com o segurado. Além disso, uma das vantagens do seguro de vida é que o titular do plano pode trocar os beneficiários a qualquer momento durante a vigência do contrato.
Contudo, caso o segurado não tenha apontado ninguém como seu beneficiário, os seus herdeiros legais, que costumam ser os parentes próximos, é que terão direito de receber o valor da indenização.
Além disso, dependendo das coberturas escolhidas no momento da contratação do seguro de vida, o próprio segurado também pode ser considerado um beneficiário.
Quais são os benefícios do seguro de vida?
Além de garantir segurança financeira para você e para a sua família, o seguro de vida apresenta outras vantagens:
- não é cobrado Imposto de Renda (IR) sobre o valor da indenização;
- em caso de falecimento do titular do plano, os beneficiários não precisam pagar o Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis (ITCMD) sobre o valor recebido da seguradora;
- como não é considerada herança, a indenização do seguro de vida não entra no inventário do segurado em caso de falecimento do mesmo. Por isso, os beneficiários não vão precisar esperar muito tempo para recebê-la.
Quais as coberturas disponíveis para seguro de vida?
A principal cobertura de um seguro de vida é o pagamento de indenização aos beneficiários em caso de morte do segurado.
Contudo, algumas seguradoras oferecem coberturas complementares, que podem deixar o seguro de vida ainda mais completo. Algumas das principais são:
- Pagamento de indenização em caso de invalidez permanente total ou parcial;
- Pagamento de despesas médico-hospitalares;
- Auxílio-funeral;
- Pagamento de indenização caso o segurado contraia uma doença grave.
Além disso, a Seguros Unimed oferece uma cobertura que garante o pagamento de indenização caso o segurado precise ser afastado do trabalho em decorrência de um acidente ou de uma doença.
Como escolher o seguro de vida mais adequado para você?
Agora que mostramos o que é seguro de vida e como funciona esse tipo de proteção, você precisa saber como escolher as coberturas mais adequadas para a sua situação.
Para os autônomos, pode ser interessante contratar um seguro que ofereça uma indenização para os casos em que o segurado fique impedido de trabalhar devido a uma doença ou acidente.
Já aqueles que têm uma família grande podem se beneficiar mais de um seguro familiar, pois nesse caso, a cobertura do seguro será estendida para todos os familiares.
Se você quer escolher o melhor seguro de vida para você e para a sua família, acesse o site da Seguros Unimed e confira todas as coberturas disponíveis. Certamente você encontrará a proteção mais adequada para suas necessidades.