É a doença que mais causa perda de implantes.
Além de popular e muito bem aceito pela população, o implante é uma das substituições de dentes ausentes mais bem-sucedidas. Porém, como qualquer outro tratamento dentário, há riscos e complicações. Dentre eles está a peri-implantite.
É importante deixar claro que peri-implantite não quer dizer que o implante está perdido. A infecção peri-implantar tem tratamento. A doença bucal é um processo inflamatório irreversível que ocorre nos tecidos peri-implantares (ao redor do implante), podendo levar à perda óssea e, muitas vezes, à perda do implante.
Este processo inflamatório é causado por bactérias da placa bacteriana, que, quando se acumulam sobre os implantes, provocam inflamação, levando à destruição do osso onde o implante está inserido.
O primeiro sinal desta inflamação é a mucosite (inflamação avermelhada ao redor do implante), gerando dor e desconforto. Neste estágio inicial, não há perda óssea. Sendo diagnosticada nesta fase, se faz necessário acompanhamento com o dentista e manter uma boa higienização bucal. Sem tratamento, a infecção pode evoluir, gerar inchaço, pus e sangramento ao redor do implante.
Caso a região onde o implante foi instalado tenha perda óssea e grande acúmulo de placa, o tratamento deve ser feito com acompanhamento de um cirurgião-dentista em consultório. Pode ser necessário realizar remoção da prótese sobre implante, remoção de acúmulo de biofilme entre os implantes e em alguns casos desgastes das espiras dos implantes.
Também há o tratamento cirúrgico, onde incluem retalho aberto para remoção da placa, descontaminação e desintoxicação da superfície do implante. Nos casos mais graves, pode ocorrer a perda óssea ao redor do implante e mobilidade, ocasionando na perda do implante. A doença peri-implantar é silenciosa.
A melhor maneira de prevenção é manter uma boa higienização oral e visitas regulares ao dentista. Pacientes com histórico de doença periodontal, diabéticos e fumantes devem ter um cuidado especial, pois a chance de desenvolver a doença é maior. A melhor maneira de evitar e até mesmo prevenir a instalação de peri-implantite é sempre manter uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista.
Encontre o dentista mais perto de você no Guia Odontológico da Unimed Odonto. Clique aqui.
Estou com um problema semelhante mas gostaria de um profissional super especializado no problema. Inclusive estou com problema de ATM e bruxismo que atrapalha o tratamento do implante frontal.
Olá Marcio. Você pode consultar os profissionais da Unimed Odonto na opção “Encontre um dentista” no site: https://www.unimedodonto.com.br/
bom dia, meu nome é Gilvan Santos Oliveira gostaria de saber qual o valor de um implante de dente digamos que eu precise de implantar uns três dentes na arcada inferior na parte de trás da arcada dentária e colocar uma prótese fixa na arcada superior sou segurado Unimed Odonto.
Att,;
Gilvan Santos Oliveira
Olá Gilvan, consulte nossos dentistas cadastrados para saber exatamente qual o procedimento que deve ser feito e se o seu plano possui cobertura. Acesse o site e vá na opção “Encontre um dentista” https://www.unimedodonto.com.br/
só quero saber quanto custa uma prótese dentária fixa e implante por dente.
Olá Gilvan. Acesse o site da Unimed Odonto para saber informações sobre planos e coberturas https://www.unimedodonto.com.br/
Artigo muito bem escrito, irei recomendar para os meus pacientes.
Obrigado.