Se você faz parte dos 53 milhões de brasileiros que têm desconfortos gastrointestinais após as refeições com alimentos à base de leite e derivados, você precisa saber o que é intolerância à lactose.
O dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Datafolha, que mostrou que 35% da população acima de 16 anos apresenta este sintoma.
A pesquisa mostrou, no entanto, que o número de intolerantes à lactose pode ser ainda maior, e atingir 70% dos brasileiros – mas 60% não fazem ideia disso, pois apenas 10% a 15% apresentam sintomas.
Ainda segundo o Datafolha, as mulheres são a maioria e representam 59% das pessoas intolerantes no país.
A intolerância à lactose é uma condição que afeta o bem-estar e a saúde. A falta de diagnóstico e, consequentemente, de suplementação ou indicações para minimizar o desconforto, prejudica a qualidade de vida.
Ter acesso à informação é o primeiro passo para responder à pergunta: como saber se sou intolerante à lactose?
O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma condição caracterizada pela dificuldade ou incapacidade de digerir a lactose, pois não produz (ou produz em pouca quantidade) a enzima lactase.
Mas o que é lactose? É o principal açúcar presente no leite de origem animal e seus derivados.
A intolerância é diferente da alergia. Na alergia, o organismo gera uma resposta imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta com alterações intestinais, na pele e respiratórias.
A maioria das pessoas desenvolve a condição na infância, adolescência ou na vida adulta. Neste caso, a produção da lactase vai diminuindo ao longo da vida.
Porém, em casos raros, a intolerância pode ser uma deficiência congênita, quando o bebê nasce sem capacidade de produzir a lactase.
Em outros casos, a deficiência pode estar relacionada a doenças intestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e doença celíaca. Com o controle das doenças primárias, a intolerância à lactose pode desaparecer.
Quem tem intolerância à lactose?
Para saber se você apresenta essa condição, é preciso realizar um teste de intolerância à lactose.
Existem alguns testes que ajudam o médico a compreender como o organismo reage em contato com o açúcar do leite. O teste pode ser clínico, de sangue, de fezes e respiratório.
Os mais comuns são o clínico, no qual o paciente exclui os alimentos com lactose do cardápio e observa o resultado, e o de sangue, que realiza medições da glicemia em jejum e 30, 60 e 120 minutos após o consumo da lactose.
O que a intolerância à lactose pode causar?
A intolerância à lactose provoca principalmente sintomas no sistema digestório. Eles podem surgir imediatamente, minutos ou horas após a ingestão de leite, derivados e produtos que contêm leite.
Os principais sintomas que a intolerância à lactose pode causar
Saiba o que intolerância a lactose pode causar e, se identificar algum desses sintomas, procure um médico:
- Distensão abdominal;
 - Cólicas;
 - Diarreia;
 - Excesso de gases;
 - Náuseas;
 - Arrotos;
 - Ardor anal;
 - Assaduras.
 
A condição pode levar a sintomas sistêmicos raros, como:
- Dor de cabeça;
 - Perda de concentração;
 - Falha de memória;
 - Dor muscular;
 - Dor nas juntas;
 - Fraqueza;
 - Aftas;
 - Arritmias;
 - Alergias respiratórias e de pele.
 
O que fazer para melhorar a intolerância à lactose?
Essa deficiência do organismo pode ser controlada com dieta e medicamentos.
Num primeiro momento, o médico pode suspender completamente a lactose da dieta. Com isso, o paciente terá uma alívio dos sintomas.
No entanto, não é recomendado que a lactose seja extinta da alimentação de forma permanente, pois o leite é rico em cálcio, que atua com a vitamina D para manter a saúde dos ossos. Os alimentos são reintroduzidos aos poucos. Assim, o paciente pode identificar o limite que seu organismo suporta.
Se os níveis de cálcio obtidos após a reintrodução forem insuficientes, outra estratégia utilizada é a suplementação com a enzima lactase e leites modificados para garantir o aporte.
Quais alimentos contém lactose?
Os alimentos que contém lactose e que devem ser cortados na primeira fase do tratamento são:
- Leite animal;
 - Todos os tipos de queijo;
 - Requeijão;
 - Manteiga;
 - Creme de leite;
 - Leite condensado;
 - Leite em pó;
 - Iogurte;
 - Bolos;
 - Pudins;
 - Sorvetes;
 - Brigadeiro;
 - Pizza;
 - Chocolates.
 
Muitos alimentos contam com ingredientes como leite e derivados em sua composição. É muito importante ler o rótulo das embalagens ou perguntar para a pessoa que cozinhou a refeição antes de ingerir o alimento.
O mercado alimentício para os intolerantes à lactose é amplo. É possível substituir praticamente todos os alimentos por versões veganas, por exemplo, que são livres de ingredientes de origem animal.
Depois de entender o que é intolerância à lactose, a pessoa que apresenta a condição pode ficar tranquila, porque será possível levar uma vida absolutamente normal desde que siga as orientações médicas.
Conte também com o app de bem-estar da Unimed para ajudar a cuidar de sua saúde!
	    	









