Chocolate, docinho, bala, biscoito recheado, chiclete… é difícil resistir a tantas guloseimas. Mas é preciso ter cautela, porque o açúcar é um vilão para nossa saúde bucal. Os estragos nem sempre são imediatos e, quando percebemos, as cáries já estão lá, causando enormes transtornos.
Para entendermos um pouco melhor, quando consumimos alimentos açucarados, sejam eles refinados, processados ou aqueles mais frequentes na nossa rotina alimentar, como os carboidratos – eles também se transformam em açúcares –, estamos alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que comemos e se alimentam de açúcar.
A infância é considerada um período crítico, já que as experiências com os mais diferentes alimentos e gostos podem influenciar os hábitos alimentares no futuro. E não só isso: dietas compartilhadas entre mãe e filho, principalmente aquelas que apresentam alimentos cariogênicos e ricos em açúcar, podem explicar a presença de cáries na dentição permanente, segundo estudos.
Desta forma, a melhor dica é maneirar nos doces e ensinar desde cedo às crianças a cuidarem bem de seus dentinhos. Escovar os dentes com pasta fluoretada, usar fio dental e visitar o odontopediatra regularmente são passos cruciais para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas chatos lá adiante.
Ah! E também não podemos esquecer da cárie de mamadeira! Não deixe de escovar os dentes do seu filho antes de dormir, já que o açúcar do leite ou da fórmula pode ficar na boca, causando cáries.
Ainda temos mais algumas dicas para que possamos ajudar os pequenos a enfrentarem esse desafio. É importante:
- Conscientizar a família, cuidadores, técnicos em saúde bucal, pediatras, enfermeiras e profissionais de saúde do problema;
- Evitar açúcares livres para crianças com menos de 2 anos de idade;
- Escovar os dentes das crianças duas vezes ao dia, usando uma quantidade adequada de dentrifício.
Vamos cuidar da saúde bucal das nossas crianças para que o sorriso delas brilhe por muito mais tempo!