Elas podem ser uma pedra no sapato de quem busca um sorriso mais branco. Entenda o que pode originar este problema e como resolvê-lo
Muita gente deseja ter um sorriso branco e uniforme. Apesar disso, é normal e esperado que os dentes escureçam um pouco com o passar dos anos e com a chegada da idade mais madura.
Um dos fatores que incomoda muitas pessoas é a mancha nos dentes. As manchas podem ter diferentes origens, mas a boa notícia é que, com os cuidados corretos e a manutenção da higiene bucal, é possível recuperar a vitalidade do sorriso.
Neste post você vai aprender sobre o que pode ser uma mancha no dente, os diferentes tipos e como cuidar deste problema. Confira!
O que pode ser uma mancha no dente?
As manchas nos dentes ocorrem devido a algum tipo de modificação, normalmente resultado da interação química e física do agente que causou essa alteração, e dos tecidos dos dentes. Manchas escuras, no tom de marrom ou preto podem indicar a presença de cárie.
É normal ter manchas no dente?
Embora um sorriso branco seja o desejo de muitas pessoas, as manchas podem surgir a partir de uma série de fatores, que vão da idade, cuidados com a higiene bucal a hábitos de alimentação e de saúde.
Há casos de pessoas que possuem dentes naturalmente amarelados ou com tons mais escuros. Isso acontece com o passar do tempo, pois há um desgaste maior da dentina — uma das camadas do dente.
Leia também: O que pode influenciar no amarelamento dos dentes
Quando o esmalte está desgastado, também é possível que surjam manchas. Afinal, esta camada mais superficial do dente fica mais fina e expõe a coloração amarelada da dentina com mais intensidade.
Apesar disso, é possível tratar as manchas com a manutenção de bons hábitos de higiene bucal — escovar os dentes e passar fio dental após todas as refeições.
Tipos de manchas nos dentes
Existem diversos tipos e colorações possíveis de manchas nos dentes. Cada tonalidade pode indicar uma causa diferente.
Listamos a seguir as mais comuns — mas lembre-se que o seu dentista poderá dar um diagnóstico mais preciso sobre o que está deixando o seu sorriso manchado.
Mancha intrínseca
São mais profundas, originárias da parte interna dos dentes. Normalmente estão relacionadas a algum tipo de alteração química estrutural no tecido do dente. Traumas dentários e envelhecimento são alguns dos fatores que podem gerar manchas intrínsecas.
Mancha extrínseca
De aspecto superficial, estão muito ligadas ao que é consumido pelo paciente. Agentes ricos em pigmentos, como vinho tinto, café, refrigerante, chocolate ou tabaco podem penetrar o esmalte do dente e causar manchas.
Mancha branca no dente
Normalmente, as manchas brancas surgem ocasionadas por alguma alteração na formação do esmalte, uso excessivo de flúor ou cáries. Elas podem aparecer em dentes permanentes, mas também nos dentes de leite das crianças.
Mancha amarela no dente
As manchas amarelas costumam ser originárias do consumo de alimentos ou outros produtos ricos em pigmentos e corantes.
Fazem parte deste grupo itens como tabaco, bebidas escuras (café, refrigerante de cola, vinho tinto), chocolate, entre outros.
Hábitos incorretos de higiene bucal podem agravar o amarelamento dos dentes, como a escovação feita com força excessiva. Além disso, há casos de manchas amarelas em pessoas que sofrem de bruxismo ou que têm acúmulo de tártaro.
Mancha preta no dente
Muita gente acredita que pontos pretos nos dentes são sinônimo de cáries. Embora possa ser um dos motivos, a mancha preta não é exclusividade desse tipo de problema.
Muitas vezes, as manchas escurecidas podem ser apenas um acúmulo de pigmentos com corantes que foram ingeridos, mesmo apesar da escovação correta. Para evitar esses problemas, é muito importante manter o acompanhamento com o dentista sempre em dia!
Mancha marrom no dente
Algumas pessoas relatam ter identificado manchas da cor marrom nos dentes quando tiveram cáries. Apesar de poder ser uma das características da doença, a cárie vem acompanhada de diversos outros sintomas, como sensibilidade, sangramento na gengiva e mau hálito.
As manchas marrons no sorriso podem ter origem no tártaro ou na pigmentação de alguns alimentos. No caso do tártaro, a placa bacteriana acumulada nos dentes começa amarelada e atinge o tom amarronzado com o passar do tempo.
Já no caso do escurecimento em decorrência da pigmentação, alimentos como chás, mates ou até mesmo o uso de cigarro podem ocasionar o quadro.
Leia também: Entenda por que o cigarro eletrônico faz mal ao nosso corpo
É possível tirar manchas dos dentes?
A resposta é positiva: sim, dá para diminuir as manchas nos dentes por meio de uma rotina adequada de higiene bucal e outras recomendações feitas pelo dentista após a análise do caso.
Muitas pessoas acreditam que, para eliminar as manchas, é necessário cortar todos os alimentos pigmentados da dieta. Mas estudos já foram realizados comprovando que isso não é necessário, desde que a higienização bucal seja feita corretamente após o consumo de algum item pigmentado.
O que é bom para tirar manchas dos dentes
Ao fazer uma rápida busca na internet, você verá que existem centenas de dicas de tratamentos caseiros para clarear os dentes. Mas lembre-se que nenhum deles têm comprovação científica e, apesar de poderem trazer um resultado satisfatório em curto prazo, comprometem a saúde dos seus dentes no futuro.
Muitas pessoas optam pelo clareamento dental, procedimento que tem ganhado cada vez mais popularidade nos consultórios odontológicos. O clareamento dental é um procedimento odontológico que deixa os dentes mais claros sem a necessidade de restaurações ou próteses.
Como tirar manchas castanhas dos dentes
Em casos de dentes com manchas marrons ou castanhas, o ideal é sempre escovar os dentes e passar fio dental após ingerir os alimentos com alta pigmentação.
Independentemente do tipo de mancha que você tenha, lembre-se de se consultar com o seu dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. O profissional poderá avaliar a situação e identificar o procedimento mais adequado para você.
Agora que você já sabe mais sobre a temida mancha nos dentes, que tal marcar uma visita ao dentista para cuidar cada vez melhor do seu sorriso? Aqui, na Unimed Odonto, contamos com excelentes profissionais aos quais você pode consultar, além de planos que podem facilitar muito o cuidado com o seu sorriso. Confira alguns aqui!