Pois é. A gente não tem um minuto de sossego, mesmo, não é? Isso porque estão ocorrendo surtos da gripe aviária em aves, em vários países do mundo, como Estados Unidos, Chile e Venezuela. É o vírus H5N1 se manifestando e assustando.
Esse vírus surgiu pela primeira vez em aves no final da década de 1990. A partir daí se espalhou entre os humanos, principalmente, pelo contato direto com aves infectadas e até ambientes contaminados.
Hoje, esse vírus não se espalha tão facilmente como antigamente. Mas existe uma preocupação de que ele possa sofrer uma mutação e se torne ainda mais transmissível, levando a uma pandemia global.
A grande preocupação da Organização Mundial da Saúde e da comunidade científica é que essa gripe aviária que dissemina o vírus na natureza, comece a ameaçar as aves domésticas, afetando o suprimento mundial de alimentos.
Imagina só outra pandemia? Dá calafrios só de pensar em contaminação, isolamento… um verdadeiro caos.
Por isso, recentemente, uma vacina contra o Influenza foi desenvolvida para dar conta de uma variante do vírus com potencial pandêmico. Nos Estados Unidos, um estudo randomizado de fase 3 recente, demonstrou a eficácia imunogênica dessa vacina em jovens adultos e idosos, entre 18 e 64 anos.
No Brasil, a inquietação das autoridades sanitárias é sobre o calendário vacinal que, desde a pandemia de Covid-19 não vem sendo cumprido pela população. Para saber se você está com todas as vacinas em dia, é só clicar aqui: https://bit.ly/3JELQQH
Cuide-se!