A língua branca, também conhecida como língua saburrosa, é um problema comum e que, na maioria das vezes, ocorre devido ao acúmulo de bactérias nas papilas da língua. Na maioria dos casos, seu surgimento está diretamente relacionado com a higiene bucal. No entanto, essa condição também pode ser um sintoma de alguma doença grave.
O paciente que está com a língua branca pode identificar essa condição facilmente ao se olhar no espelho, já que há mudança significativa na coloração. Nos casos de língua saburrosa que estão relacionados à higiene bucal, uma escovação mais cuidadosa e a raspagem da língua podem fazer esse problema desaparecer.
Contudo, se mesmo assim a sua língua ainda apresentar uma camada branca, você vai precisar procurar um dentista.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é a língua branca, quais são as causas dessa condição e quais são os tratamentos disponíveis.
O que é a língua branca?
A língua branca é uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de uma camada branca na língua.
A língua de quem está com essa condição fica com as papilas elevadas ou inchadas. Isso favorece o acúmulo de bactérias, fungos e outro micro-organismo, o que leva a língua ficar com uma camada branca.
Quais são as doenças relacionadas com a língua branca?
Há várias causas para a língua branca, sendo que a mais comum é a má higiene bucal. Contudo, essa condição pode estar relacionada a algumas doenças, como:
Sífilis
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. Um de seus sintomas é o aparecimento de feridas na boca. Essa condição é séria, mas tem tratamento.
No entanto, caso o paciente ignore os sintomas, ele pode ter feridas em outras partes do corpo e, nos casos mais graves, a sífilis pode atingir órgãos como o cérebro, o coração e os olhos.
Sendo assim, quem notou que a língua começou a apresentar uma camada branca após ter tido relações sexuais desprotegidas, deve procurar um médico o mais rápido possível.
Candidíase oral
A candidíase oral, também conhecida como sapinho de boca, é um problema relativamente comum e que pode afetar qualquer pessoa.
Esse problema odontológico é causado pelo fungo Candida Albicans. Um dos sintomas dessa condição é o aparecimento de feridas brancas e pastosas na língua.
Quem está com candidíase oral precisa procurar um dentista para que ele possa indicar o melhor tratamento e, se for necessário, receitar remédios antifúngicos.
Leucoplasia
A leucoplasia é uma doença crônica que pode provocar manchas brancas em várias partes da boca, inclusive na língua.
As causas dessa condição ainda não foram devidamente esclarecidas. Contudo, a leucoplasia é mais comum entre os fumantes.
Na maioria dos casos, essa condição é benigna. No entanto, em alguns pacientes, a leucoplasia pode ser um sinal de câncer.
Caso o paciente seja diagnosticado com essa doença, o dentista pode recomendar o uso de alguns medicamentos.
Líquen plano
O líquen plano é uma doença autoimune que provoca manchas na boca, feridas e aftas. Ainda não existe cura para doenças autoimunes. No entanto, existem tratamentos para aliviar os sintomas.
Língua geográfica
A língua geográfica se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas e de formato irregular na língua. No entanto, em alguns casos, as outras partes da língua podem apresentar manchas brancas.
Essa condição não é transmissível e também não é grave. Na maioria das vezes o dentista não receita nenhum tratamento específico para o paciente, já que as lesões costumam desaparecer sozinhas.
Além das doenças listadas acima, a língua branca também pode estar associada aos seguintes fatores:
- uso de alguns tipos de medicamentos;
- tratamento de câncer (quimioterapia e radioterapia);
- hipotireoidismo;
- diabetes;
- xerostomia (boca seca);
- sistema imunológico debilitado;
- problemas estomacais;
- uso de piercings;
- hábito de fumar;
- consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Como tratar a língua branca?
Como a maioria dos casos de língua saburrosa estão relacionados à higiene bucal, você pode começar a tratar essa condição intensificando os cuidados com a saúde bucal, ou seja:
- escovar bem os dentes após cada refeição;
- usar fio dental todos os dias;
- usar enxaguante bucal sem álcool (para não irritar a língua);
- ter uma alimentação equilibrada e balanceada;
- evitar o uso de cigarros.
Além disso, quem está com a língua saburrosa também deve raspar a língua todos os dias, de preferência ao acordar e antes de dormir. Dessa forma, será possível realizar uma higiene bucal mais efetiva e retirar o excesso de bactérias e outros micro-organismos da língua.
Contudo, o ideal é fazer o processo de raspagem da língua com um raspador de aço inoxidável. Isso porque esse material é fácil de limpar e evita o surgimento de irritações e alergias.
Na hora de usar o raspador de língua também é necessário tomar alguns cuidados para realmente fazer uma limpeza efetiva, são eles:
- lavar o raspador antes e depois do uso;
- usar o raspador após passar o fio dental e antes de escovar os dentes;
- começar a limpeza pelo fundo da língua e ir até à ponta;
- raspar todas as partes da língua.
Além de ajudar a tratar e a prevenir a língua branca, o uso de raspador de língua pode trazer outros benefícios como evitar o mau hálito e deixar o paladar mais apurado.
Quando é necessário procurar um dentista?
Caso você esteja com a língua saburrosa há mais de duas semanas, e essa condição não melhorou mesmo após você ter intensificado os cuidados com a higiene bucal, será necessário procurar um médico ou dentista, para que esse profissional possa avaliar o seu quadro e indicar o tratamento mais adequado.
No entanto, quem começou a perceber uma camada branca na língua após ter relações sexuais desprotegidas, deve procurar ajuda especializada o quanto antes.
Como há várias causas possíveis para a língua branca, não existe apenas uma forma de tratar essa condição. Sendo assim, é necessário consultar um médico ou dentista para saber qual é o tratamento mais adequado para o seu caso.
Se você quer cuidar da sua saúde bucal, deixar o seu sorriso mais bonito e evitar a língua branca e outros problemas odontológicos, você precisa ir ao dentista regularmente, o ideal é a cada seis meses.
Sendo assim, conte com um bom plano odontológico para você e para a sua família!