O uso de próteses ou aparelhos ortodônticos pode causar feridas na boca do paciente devido à fricção da mucosa diretamente ao corpo estranho, principalmente no início do tratamento. Apesar de causar desconforto e inchaço na região, essas lesões geralmente não são motivos de preocupação ou indício de alguma condição mais grave.
Após o período de adaptação ou remoção do objeto, a lesão tende a regredir e sarar. Mas, caso ela persista por muito tempo, procure orientação profissional.
A alimentação se torna difícil, e o momento de maior incômodo é durante a mastigação. Quanto menos força o paciente fizer para mastigar no período de adaptação, menor a chance de dores e lesões. Por isso, evitar alimentos duros, como pipoca, amendoim, carnes e pães duros, ajudam na prevenção dessas feridas.
Para o alívio das lesões causadas pelo aparelho ortodôntico, existe uma cera que ajuda a proteger as mucosas. A cera é colocada sobre o braquete que está lesionando a mucosa, servindo como barreira entre o aparelho e a boca, evitando a piora da lesão. Basta solicitar essa cera diretamente ao seu dentista.
Já na prótese dentária, a insistência na adaptação pode causar um processo inflamatório crônico e agravar o quadro, que pode evoluir para complicações, como a perda óssea e a hiperplasia gengival. É importante que o paciente não tente corrigir o problema sozinho fazendo o desgaste da prótese na região lesionada, pois, além de não solucionar a questão, a prótese pode ser danificada. Procure sempre ajuda profissional.
Em quadros de maior incômodo, o profissional pode prescrever uma medicação contra a dor e a inflamação gengival ou, indicar antissépticos, analgésicos e até mesmo compostos associados aos anestésicos locais. Mas o paciente deve ter cautela, já que o uso indevido desses medicamentos pode mascarar complicações que merecem atenção profissional.
O desconforto doloroso e a dificuldade para mastigar, características da gengiva machucada pelo contato traumático, são sintomas que podem mascarar situações bem mais preocupantes, como o câncer bucal. Caso note o aparecimento de lesão, machucados na gengiva e mucosa oral, procure um dentista para avaliar e sanar o problema.
Outro ponto importante é não descuidar da limpeza da região machucada. Receber orientação sobre a higienização bucal, incluindo a limpeza da prótese e do aparelho, é fundamental para conter a progressão do processo infeccioso.
Todas as lesões ulceradas na mucosa bucal, devem ser avaliadas por um profissional qualificado, que deve fazer um diagnóstico correto para descartar outras doenças importantes de natureza não traumática, eliminar o fator agressor que causou o aparecimento da lesão e orientar a forma mais adequada de tratar os sintomas dolorosos.