A infiltração no dente pode ocorrer em pacientes que fizeram um procedimento de restauração dentária. Essa condição acontece quando há um espaço entre o material de selagem da restauração e o dente da pessoa.
Esse espaço pode favorecer a entrada de saliva, alimentos e bactérias, o que pode desencadear problemas de saúde bucal, como o surgimento de cáries e sensibilidade nos dentes.
Se você já fez alguma restauração nos dentes, ou conhece alguém que já teve que fazer esse procedimento, continue lendo este texto para entender melhor o que é a infiltração dentária e descobrir como tratar e prevenir essa condição.
O que é infiltração no dente?
Quando a pessoa tem algum problema de saúde bucal que danifica a estrutura do dente, como uma cárie que atingiu camadas profundas do dente, por exemplo, o dentista precisa fazer um procedimento chamado restauração.
Esse procedimento consiste na remoção da parte do dente que está danificada, na limpeza do local e no preenchimento do espaço que ficou vazio com um material de restauração.
Contudo, em alguns casos, o material da restauração pode se separar da estrutura do dente, criando, assim, um espaço para entrada de microrganismos, saliva e outros tipos de fluidos. Quando isso acontece, podemos dizer que ocorreu uma infiltração no dente.
O que causa infiltração no dente?
A infiltração no dente pode ser causada por diversos fatores. Confira a seguir quais são os principais:
Vida útil da restauração
O primeiro fator diz respeito ao tempo. A restauração no dente não foi feita para durar para sempre. As restaurações feitas com resina podem durar entre 3 a 10 anos, já as feitas com porcelana podem ter uma vida útil de até 13 anos.
Contudo, é necessário ir ao dentista regularmente para que ele possa avaliar o estado da restauração e verificar se não há nenhum problema com ela, mesmo que você tenha feito esse procedimento há pouco tempo.
Sendo assim, quando a restauração perde a sua validade, o material usado no procedimento pode se separar da estrutura do dente, causando a infiltração dentária.
Má higiene bucal
Uma má higiene bucal também pode favorecer o desenvolvimento de uma infiltração no dente e de outros problemas ligados a essa condição. Isso porque, quando você deixa de escovar os dentes, acaba favorecendo a proliferação de bactérias e outros microrganismos na boca.
Sendo assim, procure manter uma boa higiene bucal. Você pode fazer isso escovando os dentes após cada refeição, usando uma escova de dentes macia e um creme dental com flúor. Também passe fio dental todos os dias e use um enxaguante bucal sem álcool.
Consumo excessivo de alimentos ácidos
O consumo excessivo de alimentos ácidos também pode promover o desenvolvimento da infiltração dentária.
Alguns dos alimentos ácidos mais consumidos são:
- Frutas cítricas, como limão e laranja;
- Refrigerantes;
- Molho de tomate;
- Café.
Não é necessário eliminar esses alimentos da sua dieta, contudo, tente não consumi-los de maneira exagerada. Além disso, sempre escove os dentes 30 minutos após ingerir um alimento ácido.
Bruxismo
O hábito de ranger os dentes, também conhecido como bruxismo, é outro fator que pode ajudar a promover o processo de infiltração no dente.
Isso porque esse hábito pode desgastar a estrutura dentária. Contudo, é possível tratar esse problema usando uma placa oclusal, que faz com que a pessoa pare de pressionar os dentes.
Quais são os sintomas de infiltração no dente?
A sensibilidade nos dentes é o principal sintoma da infiltração dental. A pessoa costuma sentir esse sintoma após ingerir alimentos quentes ou gelados.
Outros sinais relacionados a essa condição são: mau hálito e dor de dente. Caso você tenha feito uma restauração e sinta qualquer um desses sintomas, procure um dentista o mais rápido possível.
Quais são os riscos trazidos pela infiltração à saúde bucal?
A infiltração dentária pode trazer vários riscos para a saúde do paciente. Como o espaço criado entre o material de restauração e o dente favorece a entrada de bactérias, isso pode facilitar a formação de cáries.
Além disso, como alguns pacientes que tiveram que fazer o processo de restauração perderam o nervo do dente, eles já não sentem a dor provocada pela cárie.
Isso significa que a cárie pode penetrar com mais facilidade nas camadas mais profundas do dente. Como a pessoa não sente dor, ela não vai procurar um dentista para tratar do problema.
Uma cárie não tratada no estágio inicial pode causar muitos danos, inclusive fazer com que a pessoa perca todo o dente.
O que fazer quando ocorre infiltração dentária?
Caso você possua uma restauração no dente e sinta qualquer um dos sintomas de infiltração dental, procure um dentista o mais rápido possível.
O profissional vai examinar a sua boca com a ajuda de um espelho e de um instrumento chamado explorador para analisar o estado da restauração Em alguns casos, pode ser necessário solicitar alguns exames de imagem.
Somente após fazer um exame clínico e analisar as radiografias é que o profissional vai poder decidir qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Em algumas situações, somente o reparo a restauração já é o suficiente para resolver o problema, em outras pode ser necessário trocar todo o material da restauração. Contudo, nos quadros mais sérios, pode ser preciso retirar o dente afetado e fazer um implante.
Como prevenir uma infiltração dentária?
A infiltração no dente é uma condição séria e que pode trazer problemas graves para a saúde bucal da pessoa. Contudo, com alguns hábitos simples é possível evitar que essa situação aconteça. Confira a seguir como você pode fazer isso:
- Mantenha uma boa higiene bucal;
- Não consuma alimentos ácidos de maneira exagerada;
- Caso perceba que os seus dentes estão mais sensíveis do que o normal, procure um dentista o mais rápido possível.
Além disso, para evitar a infiltração dentária é fundamental fazer consultas periódicas com o dentista, o ideal é uma vez a cada seis meses.
Durante as consultas, o profissional poderá verificar se há algo de errado com a restauração do seu dente, e caso houver, tratar o problema logo no início.
Se você quer cuidar bem da sua saúde bucal e evitar problemas como a infiltração dental, é necessário contar com um bom plano odontológico.
A Unimed Odonto oferece uma ampla gama de coberturas e conta com diversos profissionais cadastrados em todo o país. Sendo assim, acesse o site da Unimed Odonto, faça uma cotação e contrate o plano que for melhor para você e para a sua família.