A restauração dentária é o procedimento que traz a um dente afetado, por cárie ou fratura, a sua forma e função normal. Atualmente, os materiais mais utilizados em uma restauração são a resina composta (da cor do dente) e o amálgama (a prateada).
Apesar da restauração de resina ser a mais usada nos consultórios, a restauração em amálgama tem vantagens que devem ser consideradas, sendo possível trocá-la apenas quando necessário.
Vantagens da restauração em amálgama
É mais forte e resistente do que a restauração em resina. Deve-se avaliar o tamanho da restauração antes de sua confecção, já que a resina composta não é indicada para dentes muito cariados.
A durabilidade do material é muito grande e, possivelmente, o paciente terá a restauração em bom estado por muitos anos na boca, sem grandes problemas.
Desvantagens da restauração em amálgama
A grande desvantagem da restauração de amálgama é a cor prateada. A restauração dentária em resina é mais natural, com isso, muitos pacientes pedem solicitam a troca para esse material.
Pode escurecer com o passar do tempo devido a corrosão. Um polimento da restauração seria indicado para retornar o brilho e prevenir de fraturas e infiltrações cariosas.
Quando se troca uma restauração de amálgama?
A troca uma restauração de amálgama pode acontecer por alguns motivos que envolvem a saúde do dente, como uma quebra ou fratura da antiga restauração ou mesmo o aparecimento de nova cárie, e não somente por motivo estético.
Vale lembrar que o ideal é só substituir uma restauração dentária se houver indicação. A restauração em resina pode sofrer quebras e causar o aparecimento de novas cáries. E substituir com frequência pode comprometer o tecido dentário saudável e até mesmo a vitalidade do dente.
A troca não é para todos os pacientes, somente para aqueles que têm uma boa higiene bucal. Eles devem entender que a durabilidade de uma restauração de amálgama é maior, comparada à restauração de resina. Por isso, é indicada para pacientes com alto volume de cáries.
Para evitar a reincidência de cáries nos dentes restaurados, é preciso ter um cuidado com a limpeza bucal. Hábitos como escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições e, principalmente, antes de dormir são essenciais para minimizar o aparecimento da placa bacteriana e cáries.
Deve-se entender que cada paciente precisa de um tratamento específico e a sua eficácia vai depender de uma boa higiene bucal. A indicação para a troca de uma restauração de amálgama pela de resina precisa ser analisada com cuidado. Antes da mudança, converse com um profissional de confiança e tire suas dúvidas, pois ela deve ser feita de modo consciente.
Responsáveis Técnicas:
Dra. Eliane Midori Tanaka – CROSP 56731
Dra. Renata Peixinho – CROSP 97388