A radiografia é usada na Odontologia para avaliação de lesões bucais, principalmente em osso. Ela funciona como um exame complementar solicitado pelo cirurgião-dentista para ajudar no diagnóstico de alguma alteração ou doença.
Existem mitos sobre a radiação causada pela radiografia, como provocar câncer de tireoide. Mas já foi comprovado que a incidência devido à exposição é baixa e segura. Além disso, usando os itens de segurança (radioproteção), diminuímos ainda mais essa possibilidade.
“Estudos mostraram que nunca foi comprovado cientificamente a relação entre o câncer de tireoide e radiologia odontológica, pela simples razão de que os exames radiográficos odontológicos utilizam doses pequenas de radiação x, e os pacientes se submetem à radiação poucas vezes”, diz José Luiz Cintra Junqueira, cirurgião-dentista, doutor em Radiologia e em Ortodontia e diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Proporção de Radiação
Recebemos radiação de vários meios diferentes e, querendo ou não, estamos expostos. Este fenômeno é chamado de radiação de fundo ambiental. Como exemplo, citamos a radiação cósmica, do solo e a dos raios ultravioleta.
As doses de radiação das radiografias usadas na Odontologia, genericamente, são extremamente pequenas. Ainda assim, pode-se minimizar os possíveis danos oriundos das radiações ionizantes na rotina odontológica, por exemplo, com o uso de aventais de chumbo, filmes ultrarrápidos, aparelhos calibrados e processamento automático das imagens.
Para analisarmos a proporção da incidência de radiação em odontologia, vamos comparar com a incidência da radiação incidente em um voo entre Nova Iorque e Los Angeles:
Pelo desenho acima, podemos perceber que, ao realizar uma radiografia intrabucal, recebemos 7x menos radiação do que ao voar de Nova Iorque à Los Angeles.
Reforçando:
Os exames radiográficos, assim como os exames histopatológicos, exames citológicos e exames de sangue, são apenas complementares, servindo como auxílio ao diagnóstico de qualquer anormalidade ou patologia. Lembramos que o exame clínico é SOBERANO e decisivo para o diagnóstico, e só nos valeremos destes recursos quando for imprescindível.
|
Responsáveis Técnicos
Dr. Cristiano Augusto Rosa CROSP 67941
Dra Renata Peixinho CROSP 97388
Ao tentar agendar uma tomografia da maxila completa, fui atendido pela telefonista de uma forma muito ríspida, fato que me levou a desistir de aprazar o atendimento. Tenho plena certeza de que a Clínica é bastante e bem conceituada nesta área. E, funcionários desta natureza vem contra a evolução da Empresa. Desculpem o desabafo, mas isto me levou a agendar o exame em outra Clínica.
Olá Roni, tudo bem? Nós não temos acesso aos seus dados. Por favor, envie uma mensagem para a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/segurosunimed/) ou através do nosso e-mail (lojasdigitais@segurosunimed.com.br). Informando CPF para localização do seu cadastro.?