Apesar de ninguém querer pensar nisso, acidentes e doenças inesperadas podem acontecer a qualquer momento e, em alguns casos, essas condições podem levar a pessoa a ter uma incapacidade temporária. Basicamente, o paciente fica impossibilitado de trabalhar durante algum tempo, que pode variar de acordo com cada enfermidade.
Quando um trabalhador precisa ficar mais do que 15 dias afastado da empresa, ele pode solicitar o auxílio por incapacidade temporária do INSS. No entanto, existem algumas regras que a pessoa precisa cumprir para conseguir receber esse provento do governo. Além disso, o benefício recebido será calculado com base no tempo e no valor com que o trabalhador contribuiu ao longo dos anos.
Sendo assim, nem todos podem receber o auxílio por incapacidade temporária. Além disso, autônomos e profissionais liberais, que contribuem apenas com o valor mínimo para a Previdência Social podem não conseguir receber o suficiente para pagar as suas contas enquanto não podem trabalhar.
Para essas pessoas, e até mesmo para quem não quer depender apenas do governo, uma boa solução é investir em um tipo de seguro de vida que garanta uma renda mensal em caso de incapacidade temporária.
O que é incapacidade temporária?
Incapacidade temporária é uma condição que impede que o trabalhador exerça as suas funções profissionais por mais de 15 dias.
O tempo de afastamento do trabalho vai depender do tipo de condição. Sendo assim, algumas pessoas voltam a trabalhar rapidamente, enquanto outras precisam ficar afastadas por longos períodos.
Essa condição pode ser gerada por alguma doença relacionada ao trabalho, como:
- problemas na coluna;
- lesões por movimentos repetitivos (LER);
- distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
- síndrome de burnout;
- transtorno de ansiedade generalizada.
Contudo, a incapacidade temporária também pode estar relacionada a outras doenças que não têm relação com o trabalho da pessoa.
Qual é a diferença entre incapacidade temporária e permanente?
A incapacidade permanente, também conhecida como invalidez permanente, ocorre quando a pessoa desenvolve uma doença que não tem cura ou sofre uma lesão que não seja passível de recuperação.
A incapacidade permanente ainda pode ser dividida em duas categorias, são elas:
- parcial: ocorre quando a pessoa perde uma parte das funções ou a mobilidade de um membro ou órgão do corpo. Por exemplo: a perda da visão de um olho;
- total: quando a pessoa perde totalmente as funções e mobilidade de um membro ou órgão. Por exemplo: quando o trabalhador perde a visão dos dois olhos.
Sendo assim, as condições que levam à incapacidade permanente não podem ser curadas ou revertidas, o que faz com que a pessoa não consiga mais exercer as funções da mesma forma que exercia antes de ficar incapacitada.
Já as condições que levaram à incapacidade temporária podem ser curadas ou revertidas. Portanto, após receber o tratamento adequado, a pessoa poderá voltar a exercer as mesmas funções que fazia antes de ficar incapacitada.
Quem tem o direito ao benefício por incapacidade temporária?
O auxílio por incapacidade temporária é um benefício concedido pelo INSS para os trabalhadores que precisam ficar afastados do trabalho durante um período. Esse auxílio está previsto no artigo 201, inciso I da Constituição Federal.
Antes da reforma da previdência, que ocorreu em 2019, esse benefício recebia o nome de auxílio-doença. Com a adoção das novas regras de seguridade social, ele passou a ser chamado auxílio por incapacidade temporária.
Quem precisar receber esse benefício precisa ter feito no mínimo 12 contribuições para a Previdência Social. Além disso, o INSS não cobre os casos em que o trabalhador já tinha a doença antes de começar a contribuir para a Previdência.
Sendo assim, para receber o benefício do governo, o trabalhador precisa ter contribuído por, pelo menos, um ano com o INSS e a sua condição que gerou a incapacidade temporária precisa ter surgido após o início das contribuições.
No entanto, a pessoa que apresenta alguma das enfermidades listadas abaixo fica isenta de cumprir esse período de carência para receber o benefício, são elas:
- hanseníase;
- esclerose múltipla;
- tuberculose ativa;
- alienação mental;
- hepatopatia grave;
- nefropatia grave;
- mal de Parkinson;
- cegueira;
- neoplasia maligna;
- cardiopatia grave;
- paralisia irreversível e incapacitante;
- síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS);
- espondiloartrose anquilosante.
O valor do auxílio por incapacidade temporária vai depender do tempo e do valor das contribuições do trabalhador. Além disso, esse valor não pode ultrapassar o teto da Previdência Social.
Para receber esse benefício o trabalhador precisa passar por uma perícia médica para comprovar que realmente está com uma incapacidade temporária.
Quais são os benefícios de ter o Seguro de Renda por Incapacidade Temporária da Unimed?
Se você se preocupa com o bem-estar da sua família e quer garantir um futuro tranquilo, você precisa estar preparado para todas as situações.
Sendo assim, o Seguro de Renda por Incapacidade Temporária (SERIT) da Unimed pode ser uma boa opção para você se proteger e garantir que não vai faltar nada para você e nem para a sua família caso aconteça algo que impeça você de trabalhar durante um período.
O SERIT é ainda mais recomendado para os profissionais liberais e autônomos, já que nem sempre essas pessoas se encaixam nos requisitos do INSS para receber o auxílio por incapacidade temporária, ou, o valor que elas podem receber do governo é muito baixo e não cobre as despesas mensais delas.
O valor do seguro que você vai receber, caso precise acionar o SERIT, vai depender do valor da apólice contratada.
Além disso, ao investir no SERIT, o segurado terá acesso a outros benefícios que podem ser muito úteis no dia a dia de qualquer pessoa, como:
- orientação nutricional;
- orientação psicológica;
- serviços de odontologia emergenciais.
- desconto em farmácias;
- orientação fitness;
- assessoria profissional.
Portanto, confira todos os benefícios que esse seguro pode trazer para você e contrate o SERIT agora mesmo para um futuro mais seguro e tranquilo!
Excelente conteudo, muito especial.