Leve seu filho para brincar ao ar livre
O sistema imunológico é um verdadeiro exército que fica ligado em tudo o que acontece dentro do organismo. Se ele percebe algum invasor perigoso, como bactérias, vírus ou parasitas, faz de tudo para combatê-lo. Praças, praias, parques e jardins contribuem para a diversidade microbiana no corpo das crianças porque elas entram em contato com uma variedade de microrganismos que estão no chão, na areia, na água e no ar e irão ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, brincar ao ar livre estimula atividades físicas, como correr, pular e escalar, que melhoram a circulação sanguínea e a produção de células imunológicas. A exposição adequada à luz solar também ajuda na produção de vitamina D que desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico.
Criança não pode ficar sem exercitar os soldados do sistema imunológico
Se você é daquelas que sempre está passando um paninho com álcool onde seu bebê toca e lavando mãos e o rosto dele depois de qualquer contato com objetos que julga sujos, cuidado! Extrapolar na limpeza pode acabar minimizando o desenvolvimento do sistema imunológico do seu filho. As crianças pequenas precisam ser expostas aos patógenos quando estão crescendo para que seus organismos consigam desenvolver anticorpos fortes o suficiente para combater os invasores quando forem maiores.
Criança não combina com estresse
O estresse crônico libera um hormônio chamado cortisol que desgasta a imunidade, tornando o sistema imunológico menos eficaz na defesa contra doenças. Acolha os momentos de nervosismo do seu filho e o ajude a se acalmar. Cuidado com uma rotina cheia de atividades e sem descanso e com cobranças e expectativas excessivas que possam deixar seu pequeno sobrecarregado e estressado.
Fuja das guloseimas
Comidas calóricas, cheias de gordura, corantes e conservantes confundem os soldados da imunidade. Isso porque o sistema imunológico reage da mesma forma como faria com uma infecção bacteriana e o corpo recruta um exército enorme e permanece ativo por muito tempo. O sistema imunológico acaba respondendo a pequenos estímulos com respostas inflamatórias cada vez mais fortes, podendo desenvolver doenças vasculares ou diabetes tipo 2. Então, fuja do fast food, do refrigerante e dos doces coloridos. Invista em uma alimentação saudável que forneça todos os nutrientes que seu filho precisa.
Boas noites de sono
O sono ajuda a regular as funções imunes do corpo, facilitando o extravasamento das células T, que são importantes para defesa do sistema imune contra infecções. Quando seu filho sonha, o organismo está tentando recuperar a energia gasta durante o dia e recarregando as forças do exército imunológico. Então, mantenha uma rotina na hora de dormir e desligue qualquer tela com antecedência para que a criança não fique agitada.
E se você precisar de um parceiro especialista em saúde infantil, conte com o Seguro Saúde da Seguros Unimed. Temos vasta rede de profissionais capacitados para acompanhar a saúde de seu filho e tirar todas as suas dúvidas.