Atualmente, todos nós sabemos que uma boa higiene bucal é fundamental, não só para os dentes e boca, como também para todo o corpo. Para tornar essa atividade ainda mais fácil, basta criarmos uma rotina diária, como lavar as mãos, usar creme dental e comer, por exemplo.
Isso possibilitará mantermos a boca e os dentes sempre limpos. Além da escovação, é importante utilizarmos fio dental, enxaguante bucal e consultarmos regularmente um dentista para a verificação de possíveis anormalidades.
Veja também: O que é Edodontia?
Como manter uma limpeza adequada dos dentes?
Para a realização mecânica da escovação, devemos utilizar uma escova dental (que possibilite alcançar todos os dentes da boca, independente da marca ou modelo) e uma pasta de dente, também conhecida como creme dental ou dentifrício.
Este produto químico, utilizado juntamente com a escova, tem o objetivo de auxiliar na limpeza bucal, retirando manchas, detritos e dificultando a formação da placa bacteriana.
Esses benefícios são possíveis devido aos seguintes componentes:Flúor em concentração correta, sendo, no mínimo, 1.000 ppm F (MG F/kg).
Outro fator importante é a frequência de escovação, esta deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia: ao acordar, após as refeições e a noite antes de dormir. A escovação noturna parece ser a mais eficaz para um melhor controle de cáries.
Uma pequena quantidade de creme é suficiente para limpar a boca, desde que a escovação seja bem-feita, porém ele é um fator adicional na prevenção à cárie e não um tratamento isolado.
As crianças podem utilizar o creme dental com flúor normalmente, conforme orientação da ABO (Sociedade Brasileira de Odontopediatria) e do Ministério da Saúde.
Desde quando é adequado usar o creme dental?
É recomendado o uso de creme dental convencional com flúor a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (em torno de 14 meses), em quantidade equivalente a um grão de arroz cru, e a escovação deve ser realizada pelos pais ou cuidadores, de uma a três vezes por dia.
Após os dois anos de idade, a quantidade pode ser aumentada para o equivalente a um grão de ervilha. E apenas quando a criança aprender a cuspir, a quantidade poderá ser a indicada na embalagem do produto.
Lembre-se: mesmo que a criança aprenda a cuspir, é importante ensiná-la que não se deve engolir o creme dental, o que pode ser complicado no início, principalmente se você oferecer pastas com sabores agradáveis.
O ideal é que os pais procurem orientação de um odontopediatra para que o profissional avalie as necessidades individuais da criança e determine o tratamento correto, evitando assim o excesso de flúor no futuro (Fluorose).
Siga corretamente as orientações de seu dentista!
Confira: Como calcular o décimo terceiro? Calcule o proporcional
Responsáveis Técnicos
Dra. Marila Anaia Gagliardi – CRO SP 77552
Dra. Renata Peixinho – CRO SP 97388