É possível, sim, manter uma alimentação saudável no trabalho. Basta organizar a rotina para não passar horas sem se alimentar ou até pular refeições
Durante dois anos, período em que o mundo inteiro passou a fazer home office por conta da pandemia de Covid-19, mudamos radicalmente nossas rotinas. Sim, trabalhar em casa permitiu que as refeições fossem feitas nos horários certos sem pressa com a família, a maioria passou a cozinhar a própria comida e o consumo de alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes, aumentou.
Em 2022, tudo mudou – mais uma vez. Muitas empresas voltaram com o trabalho presencial e, algumas, adotaram o modelo híbrido, ou seja, alguns dias da semana as pessoas vão para o escritório e, nos outros, ficam em casa. Isso bagunçou de novo a rotina de muita gente. Mas nem pense em recorrer aos pacotes de salgadinhos e aos sucos prontos! A facilidade dos alimentos processados podem ser prejudiciais à sua saúde.
Aqui, vamos relembrar o básico para que você aproveite o que já fazia em casa e faça pequenos ajustes, além de mostrar as porções de alimentos que devemos consumir diariamente, segundo a Organização Mundial da Saúde:
• Procure fazer as refeições sem pressa, apreciando o sabor dos alimentos;
• Tente conhecer e valorizar os alimentos e preparações da sua região;
• Inclua frutas, legumes e verduras nas suas refeições;
• Procure comer diariamente uma porção de feijão e duas de arroz;
• Beba dois litros de água por dia nos intervalos das refeições;
• Leia o rótulo dos alimentos, cheque a tabela nutricional e a lista de ingredientes;
• Sempre que possível, opte por alimentos que contenham menor quantidade de sódio, gordura e açúcar.
Nos intervalos das refeições é que entram os lanchinhos, justamente para não comprometerem sua dieta e para você não ficar sem comer por muito tempo. Essas opções devem ser, além de saudáveis, práticos e fáceis de carregar na bolsa ou na mochila, como potinhos com frutas frescas, barrinhas de cereais, frutas secas, granola e oleaginosas, biscoitos e torradas integrais, e iogurte natural desnatado. Com essas dicas fica mais fácil organizar sua alimentação. Porém, o ideal é consultar um nutricionista para personalizar sua dieta.