A hipoplasia de esmalte refere-se à má formação desse importante elemento que compõe os dentes. Essa condição pode ter como causa a genética, traumas, a falta de vitaminas, entre outros, afetando dentes de leite ou permanentes.
Esse é um problema que deve ser evitado porque pessoas com hipoplasia de esmalte correm mais riscos de terem cáries, deformações dos dentes ou de sofrerem com sensibilidade dentária.
Continue no artigo e veja como identificar, prevenir e tratar essa condição odontológica!
O QUE É HIPOPLASIA?
A hipoplasia é a condição de má formação de um órgão ou tecido devido à diminuição da população celular. Esse defeito pode se manifestar em diferentes sistemas.
Alguns exemplos de hipoplasia comuns são renal, pulmonar, dentária e até cardíaca.
A hipoplasia de esmalte é o desenvolvimento incompleto ou deficiente da camada que protege o dente, a matriz orgânica do esmalte. A hipoplasia ocorre quando o corpo não é capaz de produzir a quantidade suficiente da camada dura de esmalte nos dentes.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE HIPOPLASIA DE ESMALTE?
No caso de má formação do esmalte, o dente mostra uma alteração na sua cor e apresenta pequenas linhas, causando um comprometimento estético — principalmente quando os dentes da frente são atingidos.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DE HIPOPLASIA DENTAL?
Existem várias causas para o problema, que pode ter início durante o período de desenvolvimento dentário. Os motivos mais comuns são uso de cigarros durante a gestação, a falta de vitaminas, algum trauma ou cárie no dente de leite, distúrbios metabólicos, entre outros.
- uso de cigarros durante a gestação;
- falta de vitaminas;
- algum trauma ou cárie no dente de leite;
- distúrbios metabólicos;
- entre outros.
COMO TRATAR HIPOPLASIA DENTAL?
As opções de tratamento dependem da gravidade dos dentes comprometidos e variam de acordo com o grau em que eles são afetados.
Algumas das formas de tratamento mais comuns incluem o uso de pastas de dentes remineralizadoras para minimizar as manchas mais leves e a sensibilidade. Elas auxiliam na revitalização do esmalte, tornando o dente mais forte.
A restauração dentária ajuda no preenchimento dentário. É realizada em casos mais graves, quando falta uma parte do dente, ajudando a criar uma estética, além de aliviar a sensibilidade.
As visitas regulares ao dentista permitem o diagnóstico de hipoplasia e um plano de tratamento eficiente. Por este motivo, a fim de manter a frequência de consultas ideal, vale a pena ter um plano odontológico que cubra as suas necessidades.
Conheça o plano Unimed Odonto e veja como ele pode te auxiliar no cuidado da sua saúde e de quem você ama!
COLABORADORA
Juliana Rossi de Almeida
CROSP 100320
<script type="application/ld+json">
{
"@context": "https://schema.org",
"@type": "FAQPage",
"mainEntity": [{
"@type": "Question",
"name": "O que é hipoplasia?",
"acceptedAnswer": {
"@type": "Answer",
"text": "A hipoplasia é a condição de má formação de um órgão ou tecido devido à diminuição da população celular. Esse defeito pode se manifestar em diferentes sistemas. A hipoplasia de esmalte é o desenvolvimento incompleto ou deficiente da camada que protege o dente, a matriz orgânica do esmalte."
}
},{
"@type": "Question",
"name": "Quais são os sintomas de hipoplasia de esmalte?",
"acceptedAnswer": {
"@type": "Answer",
"text": "No caso de má formação do esmalte, o dente mostra uma alteração na sua cor e apresenta pequenas linhas, causando um comprometimento estético — principalmente quando os dentes da frente são atingidos."
}
},{
"@type": "Question",
"name": "Quais são as causas de hipoplasia dental?",
"acceptedAnswer": {
"@type": "Answer",
"text": "Existem várias causas para a hipoplasia de esmalte, que pode ter início durante o período de desenvolvimento dentário. Os motivos mais comuns são:
uso de cigarros durante a gestação;
falta de vitaminas;
algum trauma ou cárie no dente de leite;
distúrbios metabólicos;
entre outros."
}
},{
"@type": "Question",
"name": "Como tratar a hipoplasia dental?",
"acceptedAnswer": {
"@type": "Answer",
"text": "As opções de tratamento dependem da gravidade dos dentes comprometidos e variam de acordo com o grau em que eles são afetados. Algumas das formas de tratamento mais comuns incluem o uso de pastas de dentes remineralizadoras para minimizar as manchas mais leves e a sensibilidade. Elas auxiliam na revitalização do esmalte, tornando o dente mais forte."
}
}]
}
</script>