Realizar um procedimento odontológico como uma cirurgia por motivos estéticos ou orientação do seu dentista requer uma série de cuidados com o pós-cirúrgico. Assim, é fundamental saber como fazer a higiene bucal após cirurgia, seja ela plástica ou por motivos de saúde. Isso ajuda a garantir o sucesso do procedimento e qualidade na recuperação, bem como a manutenção da saúde bucal.
Uma cirurgia na região bucal é um procedimento invasivo que age diretamente na circulação do rosto com ligação direta com outras áreas do corpo, como o sistema respiratório e o cérebro. Por isso, é importante que o pós-operatório seja levado a sério pelo paciente.
Portanto, nesse artigo você vai conferir as melhores dicas para realizar a higiene bucal após cirurgias corretamente para obter um bom resultado e passar bem pelo pós-operatório. Continue conosco!
Cuidados com a higiene após a cirurgia
É importante ter cuidados com a higiene bucal após qualquer cirurgia na boca ou nos dentes, pois caso essa etapa de seja negligenciada, a região pode inflamar e o paciente pode sentir dores e lidar com complicações indesejadas.
Por isso, ainda nas primeiras horas após a realização do procedimento, não é indicado realizar a escovação dos dentes ou realizar bochechos. Após esse período, é indicado seguir as recomendações dadas pelo cirurgião-dentista responsável pela cirurgia.
Sentir gosto de sangue, gosto ruim e lidar com halitose é comum após cirurgias bucais, por isso é importante preservar a higiene oral durante a recuperação. Para isso, realize a escovação dos dentes e língua conforme indicado pelo profissional e só realize o uso de antisséptico bucal se for recomendado.
O que é bom para lavar a boca após cirurgia?
Após realizar uma cirurgia na boca, a melhor opção para lavar a região é água fria. Mas atenção, não realize o bochecho nas primeiras 12 horas após a cirurgia para não causar sangramentos e prejudicar a cicatrização.
Em casos de grande sangramento no pós cirúrgico, é recomendado lavar o local com água gelada. Tenha cuidado ao realizar esse procedimento: evite fazer o bochecho para não aumentar a irritação do local e incentivar o fluxo de sangue.
Por fim, também é necessário se atentar com a temperatura da água. Evite usar água quente para lavar a boca, uma vez que ela contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando as chances de grandes sangramentos na ferida cirúrgica.
Como escovar os dentes após um procedimento cirúrgico
Quando for realizar a escovação, opte por uma escova com cerdas macias e cabeça pequena que não machuque a boca. Os movimentos realizados durante a higiene devem ser leves e lentos para não irritar o local.
Prefira um fio dental firme e resistente para que você não precise realizar movimentos bruscos durante o uso.
Quanto ao uso do creme dental, use em pequena quantidade para você conseguir controlar a quantidade de espuma na boca e assim ter uma visão melhor do processo de higienização.
Pode escovar os dentes com ponto?
Você pode escovar os dentes com pontos, mas com cuidado. Dia após dia escove ao redor do local, aproximando-se dos pontos gradativamente até que estejam secos o suficiente para que não sejam rompidos.
Algumas cirurgias podem requerer enxaguante bucal antibacteriano para auxiliar na cicatrização dos pontos, mas isso deve ser recomendado pelo cirurgião dentista.
Como passar o fio dental após operar
Há diversos casos de cirurgias orais em que o uso do fio dental não é indicado logo nas primeiras horas após a realização do procedimento.
Nos casos de exodontia — extração dental, por exemplo, é recomendado cuidado com o uso de fio dental nos primeiros dias depois da cirurgia. Porém, após esse período é necessário manter sempre uma boa higiene no local para melhor cicatrização.
Passe o fio dental normalmente nos dentes que não estiverem diretamente envolvidos ou próximos do local da cirurgia. Se o procedimento exigir que você não abra tanto a boca, você pode utilizar peças auxiliares, como aquelas usadas por quem tem aparelho dentário.
Como diminuir a dor na região após a cirurgia
Após uma cirurgia na boca, é comum a presença da dor em virtude do procedimento invasivo.
Nos dois primeiros dias, pode ser feito o uso de compressas geladas para a diminuição da dor. Após esse período é recomendado a compressa morna, pois ajuda a diminuir o inchaço do local.
Além disso, em casos de implante dental, se informe com o seu dentista sobre como higienizar a boca após cirurgia de implante para conseguir uma recuperação sem dor.
Como higienizar a boca após remover o siso
A extração do terceiro molar é uma cirurgia que requer muitos cuidados por parte do paciente na sua recuperação. Saber como higienizar a boca após extração do siso é fundamental para manter a região bem higienizada com o uso de escova de dente, creme dental e fio dental.
Nas primeiras 48 horas seguintes à cirurgia é possível sentir um pouco de dor e desconforto na região. Assim, evite passar a escova de dente na área, focando nos demais dentes apenas para garantir a higiene geral bucal.
Também não force muito ao abrir a boca e não se assuste se tiver um pouco de mau hálito: mesmo escovando os dentes, ele pode ocorrer na primeira semana. Além disso, espere um pouco de sensibilidade nos dentes imediatamente ao lado do siso, mas a escovação ajudará a lidar com isso.
Embora possa parecer estranho, após os primeiros 3 dias, confira com seu dentista se é possível começar a escovar ao redor dos pontos para evitar o acúmulo de alimentos e substâncias no local, bem como para ajudar na dissolução dos mesmos.
Uma cirurgia na região bucal requer muitos cuidados e necessita de um bom acompanhamento por parte do cirurgião dentista.
Por isso, é muito importante contar com um bom plano odontológico para garantir que, caso a necessidade de um procedimento cirúrgico ocorra, você não tenha que se preocupar!