Se você tem excesso de tecido gengival, suas gengivas estão desalinhadas ou você tem dificuldade de higienizar bem os seus dentes por causa do excesso de gengiva, saiba que você pode fazer uma gengivoplastia para resolver essas questões.
Esse procedimento odontológico é simples e tem como objetivo deixar o sorriso mais uniforme e harmonioso.
Muitas pessoas com excesso de tecido gengival acreditam que essa condição não é esteticamente bonita. Por isso, existe a técnica de gengivoplastia, para resolver a questão e melhorar a autoestima dos pacientes.
Continue lendo este texto para entender como funciona a gengivoplastia, para quem essa técnica é indicada, como é a cirurgia e como funciona o processo pós-operatório.
O que é gengivoplastia?
A gengivoplastia é uma cirurgia que visa alterar a forma da gengiva para deixar o sorriso mais bonito e harmonioso. Trata-se de um procedimento estético, portanto, optativo: na maioria dos casos, quem não quiser fazer essa cirurgia não terá complicações na saúde bucal.
No entanto, o excesso de tecido gengival pode atrapalhar a pessoa a fazer a higienização correta dos dentes. Isso pode levar ao acúmulo de resíduos de alimentos entre a região do dente e da gengiva, o que pode ocasionar cáries.
Quando a gengivoplastia pode ser recomendada?
Esse procedimento odontológico é simples e seguro. Os dentistas costumam indicá-lo para os seguintes casos:
- gengivas grandes;
- sorriso gengival;
- gengivas assimétricas;
- pacientes que apresentaram algum dano na gengiva após sofrer um trauma ou ter alguma doença gengival.
Contudo, essa técnica não é indicada para as pessoas com alguma doença gengival, como a gengivite, ou que apresentam qualquer tipo de inflamação na região das gengivas.
Nesses casos, o ideal é que o paciente trate os problemas gengivais para, depois, fazer a gengivoplastia.
Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?
Esses dois procedimentos são semelhantes, no entanto, o objetivo deles é diferente. A gengivectomia é indicada para as pessoas com muito tecido gengival concentrado em uma área da boca.
Sendo assim, a gengivectomia é realizada para corrigir um problema da gengiva relacionado ao contorno dos dentes e para diminuir o aspecto inchado da gengiva em alguma parte da boca.
Já a gengivoplastia é um procedimento estético, um tipo de plástica na gengiva, que visa diminuir a área da gengiva ou corrigir eventuais assimetrias para deixar o sorriso mais bonito.
Quais são os cuidados que o paciente precisa ter antes de fazer a cirurgia?
Antes de fazer uma gengivoplastia, o dentista precisa examinar a boca do paciente e solicitar alguns exames, para ter certeza de que a pessoa não tem nenhum problema de saúde que possa atrapalhar a cirurgia.
Além disso, o profissional ainda pode solicitar os seguintes exames antes de fazer o procedimento:
- exame periodontal da profundidade das gengivas;
- exames de imagem, como tomografia e radiografias;
- exame de sangue.
Como é a cirurgia?
A cirurgia de gengivoplastia é simples, pode ser feita no próprio consultório do dentista e o paciente tem alta no mesmo dia.
Para fazer o procedimento, primeiro o profissional limpará a região que será operada e, em seguida, ele aplicará uma anestesia no local.
Depois, o dentista vai remover o excesso de tecido usando um bisturi normal, elétrico ou a laser. Durante a cirurgia, o profissional vai deixar um aparelho de sucção na boca do paciente para tirar o excesso de saliva.
Quando o dentista terminar de cortar o excesso de tecido gengival, remodelando a gengiva.
Para finalizar pode cobrir a região com cimento cirúrgico para proteger as gengivas do paciente enquanto elas passam pelo processo de cicatrização.
O tempo da cirurgia de gengivoplastia pode variar de acordo com a extensão de tecido que precisa ser retirada. No entanto, esse procedimento não costuma levar mais do que uma hora.
Pacientes que usam aparelhos ortodônticos não devem fazer esse tipo de procedimento. Caso seja necessário realizar algum procedimento nas gengivas dessas pessoas, a gengivectomia é a técnica mais indicada.
Quanto custa uma gengivoplastia?
O valor desse procedimento costuma variar muito, pois depende do tamanho da área que será operada. Além disso, outros fatores como os equipamentos usados também influenciam no preço.
Por isso, se você quer saber quanto custa uma gengivoplastia, você precisa procurar um dentista especializado em procedimentos estéticos e fazer um orçamento.
Cuidados recomendados antes e depois da cirurgia?
O pós-operatório da cirurgia de gengivoplastia costuma ser muito tranquilo. No entanto, os pacientes que se submeteram a esse procedimento precisam tomar alguns cuidados, são eles:
- não fazer atividade física por um período de sete dias;
- não levantar muito peso;
- não fazer muito esforço físico;
- não comer alimentos muito quentes;
- não comer alimentos duros;
- tomar os medicamentos receitados pelo dentista;
- ter cuidado na hora de escovar os dentes para não machucar a gengiva.
Com esses cuidados você vai conseguir ter um bom pós-operatório e evitar complicações. Por isso, é muito importante que você siga essas e outras recomendações que o seu dentista passar.
Contudo, você precisa saber que o inchaço e a vermelhidão na região das gengivas só costumam desaparecer por completo depois de 14 dias da realização da operação.
A gengivoplastia é um procedimento simples, rápido e seguro, que pode devolver a alegria de sorrir para os pacientes que estão insatisfeitos com a estética do seu sorriso.
No entanto, é importante que essa cirurgia seja feita por um profissional habilitado e que ele realize todos os exames necessários para garantir a segurança do procedimento.
Se você quer cuidar do seu sorriso para que esteja sempre bonito e prevenir os problemas de saúde bucal, você precisa fazer visitas ao dentista regularmente, o ideal é a cada seis meses. Por isso você precisa contar com um bom plano odontológico.
Sendo assim, conte com um bom plano odontológico para assegurar a sua saúde bucal e a da sua família.