O governo federal autorizou o saque extraordinário do FGTS, em 2022, no valor máximo de R$ 1.000,00. Quem tem saldo disponível para sacar pode optar entre receber ou não a quantia, que será transferida aos trabalhadores até o dia 15 de junho, conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal. Essa é uma oportunidade para quitar dívidas, organizar melhor as finanças ou investir com foco no futuro. Se este é o seu objetivo, continue a leitura e confira se vale a pena aplicar esse dinheiro em previdência privada.
A previdência privada é uma excelente opção de investimento a longo prazo. A ideia é que essa modalidade seja usada para a realização de sonhos que exigem um esforço financeiro maior ou até mesmo para usufruir na aposentadoria. Por isso, o investimento é mantido por muitos anos. Dessa forma, quanto antes o plano for iniciado, melhor, pois a rentabilidade incide sobre o valor total acumulado.
Um dos principais motivos para investir em previdência privada é a facilidade. Você pode elaborar o plano, definir quanto pretende investir mensalmente e o prazo em que pretende resgatar o dinheiro. Dessa forma fica mais fácil encaixar o plano no orçamento e manter a disciplina. Você pode, inclusive, fazer esse investimento usando parte do seu imposto de renda. Além disso, é possível reforçar o investimento, fazendo uma aplicação inicial maior ou realizando aportes adicionais, quando possível.
O dinheiro extra do FGTS pode servir para iniciar o investimento em previdência privada com uma quantia maior. Ou, para quem já tem um plano de previdência privada, vale a pena considerar o aporte, como forma de incrementar os resultados que serão colhidos lá na frente. Elaboramos um infográfico para demonstrar como o valor do saque emergencial pode fazer a diferença no futuro. Veja!
Você também pode fazer as suas próprias estimativas usando o Simulador de Previdência da Seguros Unimed, uma ferramenta rápida, simples e gratuita.