A pré-diabetes, que pode levar ao desenvolvimento pleno da doença, é silenciosa. Muitas pessoas nem ao menos percebem que estão nessa faixa de risco. Mas o quadro é reversível, desde que se adote uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios. Do contrário, as chances de desenvolver diabetes em dez anos são altíssimas. Em 2012, a pré-diabetes atingia 12% da população brasileira e a diabetes 15%, principalmente do tipo 2.
Portanto, vale a pena consultar um médico e checar sua condição física. Se estiver na faixa da pré-diabetes, vale a pena fazer um esforço para recuperar a saúde e não entrar nessas estatísticas, já consideradas uma epidemia e um desafio para profissionais da saúde.
Quando a doença se instala pode levar a complicações sérias no coração, derrames, danos aos rins, aos nervos e aos olhos, além de poder levar à cegueira e à amputação dos membros inferiores. Muitos pesquisadores já relacionam diabetes ao mal de Alzheimer também.
As causas de tantos males são corriqueiras, obesidade e sedentarismo, com um risco aumentado conforme o avanço da idade. Ou seja, você pode ser obeso agora e só desenvolver a doença em 20 anos. É por essa razão que muitos se acomodam e deixam a gordura, principalmente abdominal, sem solução. Mas as consequências virão. Uma perda de 7 a 10% do peso e atividade moderada já podem ajudar a mudar essa situação.
Fonte: Bem-Estar (http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/05/pre-diabetes-afeta-12-da-populacao-brasileira-e-pode-ser-reversivel.html)
e Well, blog do The New York Times (http://well.blogs.nytimes.com/2014/09/08/prediabetes-blood-sugar/?_
php=true&_type=blogs&action=click&contentCollection=Health®ion
=Footer&module=MoreInSection&pgtype=article&_r=0)