Sabe aqueles dias em que tudo cai sobre você no trabalho, a pressão é inevitável e o estresse passa do status de ausente para inseparável? Nós sabemos que não é fácil, mas a sua saúde bucal pode ser uma das prejudicadas nesse caso.
Além do contratempo, essas situações fazem o corpo liberar hormônios como hidrocortisona, cortisol e altos níveis de adrenalina, que quando acumulados, tornam o ambiente propício para o aparecimento da doença periodontal e aftas. Se unidos aos maus hábitos que as pessoas estressadas tendem a adquirir ou aumentar, o problema pode se agravar com o surgimento de cáries e mau hálito.
Segundo o Ministério da Saúde, doenças como erosão dentária, alteração de cor dos dentes (escurecimento), gengivite e estomatite, estão relacionadas com a exposição prolongada aos agentes químicos de alguns ambientes de trabalho e com base nessas informações, uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP concluiu que a exposição a névoas ácidas é um fator que contribui para o desenvolvimento de lesões na boca, assim como o avanço da idade.
Desse modo, entendemos que a consciência do próprio trabalhador de que a boa higiene bucal deve estar acima dos períodos de estresse não é o bastante. Os ambientes ocupacionais devem participar também, oferecendo locais adequados para escovar os dentes e realizando ações constantes de conscientização, como exames periódicos e ações de saúde bucal na Sipat (Semana Interna de Prevenções a Acidentes do Trabalho).
Agora que você já sabe, conte-nos: o seu ambiente de trabalho é adequado para a sua higiene bucal diária?
A Unimed Odonto tem os melhores planos, para proteger você sempre.