Mas dá para manter a criançada na linha mesmo no período de férias escolares. Para isso, pais e cuidadores precisam apostar no planejamento e na criatividade para não descuidarem da saúde dos pequenos mesmo com tantas atividades divertidas, viagens e passeios.
Confira as nossas dicas para oferecer uma boa alimentação para seus filhos durante as férias de julho:
- Fuja das guloseimas, fast-foods, produtos industrializados com alto teor de sódio, gorduras e açúcares, que têm pouco valor nutricional e podem levar a problemas de saúde.
- Planeje com antecedência as refeições para ter uma visão geral do que será consumido durante aquele dia. Tenha em foco um cardápio nutritivo com todos os grupos alimentares, como carboidratos (de preferência os integrais), proteínas, frutas, vegetais e laticínios.
- Também é importante não se esquecer de manter a hidratação adequada, levando uma garrafinha com água para onde for passear com seus filhos.
- Não pule o café da manhã, almoço, lanche e jantar. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos frescos e naturais que são saudáveis e nutritivos. Quando a criança está alimentada corretamente, aprende a reconhecer os sinais da fome e da saciedade e você evita que ela fique beliscando guloseimas o tempo todo.
- Use a criatividade decorando os lanches e os pratos para chamar a atenção da garotada, fazendo com que a alimentação aconteça de forma prazerosa e lúdica. Que tal cortar as frutas em formatos divertidos, usando cortadores de biscoito? Você também pode usá-los para preparar sanduíches de pão integral, frango, queijo magro, alface e tomate, por exemplo.
- Outra ideia é apostar em vitaminas de leite com frutas e smoothies em que você pode adicionar vegetais, como espinafre ou couve, para um impulso extra de nutrientes.
- Está fora de casa, em um passeio, e não há restaurante por perto? Uma opção prática de lanche é o mix de castanhas e frutas secas, combinado com uma fruta in natura ou vegetais picados.
- Envolva as crianças para participarem do planejamento e do preparo das refeições, tornando a experiência mais divertida e aumentando a chance de experimentarem alimentos saudáveis.
Lembre-se de que o exemplo dos adultos é fundamental! Ao comer regularmente alimentos nutritivos, evitando guloseimas, as crianças tendem a manter as escolhas alimentares saudáveis, conquistando uma boa saúde ao longo da vida.