Você provavelmente já deve ter visto alguém com diastema na rua, mas talvez não soubesse que existe esse nome para a condição, que é muito comum e pode afetar qualquer pessoa. Quem tem essa condição apresenta um espaço entre dois ou mais dentes.
No entanto, se o diastema estiver localizado nos dentes laterais da boca, a pessoa pode ter alguns problemas odontológicos. Isso porque, o espaço entre os dentes pode ocasionar o acúmulo excessivo de placa. Sendo assim, se a pessoa não realizar uma boa higiene bucal, ela pode ter mais chances de ter problemas como cáries e gengivite.
Continue lendo este texto para descobrir o que é diastema, quais são as causas dessa condição e quais são os tratamentos disponíveis.
O que é diastema?
O diastema é um espaço entre dois ou mais dentes. Ele pode aparecer em qualquer parte da boca, mas é mais comum se manifestar nos dentes superiores frontais.
Muitas crianças apresentam essa condição na infância. Isso porque os dentes de leite são menores do que os permanentes. Mas, uma vez que os dentes definitivos nascem, o espaço entre os dentes tende a desaparecer. Contudo, algumas pessoas podem permanecer com essas frestas na fase adulta.
Quais são as causas do diastema?
Uma pessoa pode apresentar o diastema por diferentes motivos, sendo que alguns estão relacionados a fatores biológicos e outros a hábitos. As principais causas dessa condição são:
- problemas no freio labial — tecido que liga o lábio à gengiva;
- falta de um dente que não nasceu por qualquer motivo;
- dentes com tamanhos diferentes;
- tamanho desproporcional entre o maxilar e os dentes;
- o hábito de chupar o dedo quando criança;
- uso de chupetas e mamadeiras.
Por que você deve tratar essa condição?
O diastema em si não causa nenhum problema odontológico. O que pode acontecer é que o espaço entre os dentes facilita o acúmulo de placa, e isso deixa a pessoa mais propensa a apresentar uma série de condições, como:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite.
Caso esses problemas não sejam devidamente tratados, o paciente pode perder o dente e até ter complicações em outras partes do corpo. Isso porque, quando essas condições não são tratadas, as bactérias que estão na boca podem passar para a corrente sanguínea, o que pode desencadear problemas em outras partes do organismo.
Portanto, a pessoa que tem diastema precisa cuidar ainda mais da higiene bucal, para evitar ter algum problema odontológico.
Contudo, caso as frestas entre os dentes estejam localizadas nas regiões laterais da arcada dentária, o processo de limpeza pode ser mais difícil. Sendo assim, os pacientes que apresentam diastema nesses locais precisam avaliar a possibilidade de tratar essa condição para evitar o surgimento de problemas dentários.
Além disso, algumas pessoas também podem se incomodar com o diastema por questões estéticas, já que o espaço entre os dentes pode fazer com que o sorriso não fique tão bonito ou harmonioso. Contudo, essa é uma questão subjetiva e deve ser avaliada individualmente.
Quais são os tratamentos para diastema?
Há vários tipos de tratamento para o diastema. Sendo assim, o dentista precisa avaliar o paciente para definir qual é a melhor opção para o caso dele. Os principais tratamentos para essa condição são:
Cirurgia
Esse procedimento só é indicado para os casos em que o diastema é causado por problemas no freio labial.
Nessas situações, o dentista faz uma cirurgia chamada frenectomia, que reposiciona o freio labial. Na maioria dos casos, esse procedimento consegue eliminar o espaço entre os dentes. No entanto, alguns pacientes precisam fazer a frenectomia e usar aparelho ortodôntico para corrigir o diastema.
Tratamento ortodôntico
Esse tipo de tratamento consiste na colocação de um aparelho nos dentes. Ele é indicado para os casos em que é preciso movimentar os dentes para que os espaços entre eles sejam eliminados.
O tratamento ortodôntico costuma levar de 12 a 36 meses, sendo que o paciente precisa fazer consultas periódicas com o dentista para fazer a manutenção do aparelho.
Quem precisa fazer um tratamento ortodôntico para tratar o diastema pode optar por um aparelho transparente, que é mais discreto.
Preenchimento com resina
Os pacientes que apresentam um espaço pequeno entre os dentes podem preencher essa fresta com resina composta. Esse procedimento é rápido, indolor e deixa o sorriso mais bonito e harmônico.
Lentes de contato para os dentes
As lentes de contato dentais são facetas muito finas, elas costumam ter apenas 1 milímetro de espessura.
Elas podem ser feitas de resina ou de cerâmica e são coladas nos dentes. Contudo, as lentes de contato para dentes não são indicadas para os casos que podem ser resolvidos com aparelhos ortodônticos ou para os pacientes cujos dentes não estão em boas condições.
Além disso, para fazer esse tipo de procedimento é preciso desgastar um pouco os dentes. Sendo assim, você precisa conversar com o seu dentista para saber se essa é realmente a melhor opção para o seu caso.
Botox
Alguns casos de diastema podem estar relacionados a hipertrofia facial muscular. Nos pacientes com essa condição, o espaço entre os dentes pode ser tratado com a aplicação da toxina botulínica.
Quanto custa um tratamento para diastema?
O valor do tratamento para diastema pode variar muito, visto que não existe apenas um tipo de procedimento que trata essa condição e só um dentista vai poder definir qual é o melhor tratamento para cada paciente.
Além disso, os preços também podem variar de acordo com a cidade que o paciente mora e os materiais usados no procedimento. Sendo assim, para saber quanto custa o tratamento para diastema, você deve procurar um dentista e fazer um orçamento.
Se você quer cuidar bem da sua saúde bucal e deixar o seu sorriso sempre bonito, você precisa se consultar com um dentista a cada seis meses. Para isso, conte com um bom plano odontológico.