No dia 7 de maio, é comemorado o Dia do Oftalmologista. Que tal conhecer alguns cuidados simples e eficientes para manter a saúde ocular em dia?
O primeiro deles é manter uma dieta saudável, baseada em alimentos com poderes antioxidantes e ricos em nutrientes como as vitaminas A e E e a niacina, cuja deficiência pode estar relacionada a problemas de visão. Entre eles estão a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, sensibilidade à luz e cegueira noturna.
Prefira sempre consumir alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, o atum e a sardinha, que possuem uma gordura benéfica que ajuda a lubrificar o globo ocular. Já a vitamina A pode ser encontrada na cenoura, abóbora, tomate, leite e ovos. A niacina está presente no amendoim e em vários peixes. A vitamina E é um nutriente que se encontra em óleos vegetais e no gérmen de trigo. Outros nutrientes como a ribloflavina, a tiamina, o folato e a vitamina B12 também contribuem para a saúde dos olhos e estão no leite, na carne bovina, nos cereais integrais, nozes, brócolis, espinafre e tomate. Tenha sempre uma dieta rica e variada para garantir o consumo da maioria desses verdadeiros amigos dos olhos.
É importante também adotar hábitos saudáveis, como abandonar o fumo, que compromete a circulação sanguínea na retina. Mesmo quem parou de fumar há 15 anos apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares como catarata e glaucoma do que quem nunca fumou, sabia? Usar óculos de sol também é benéfico e um hábito que vai bem além da vaidade. Assim, você se protege da degeneração macular. Porém, os óculos devem ter boa procedência e proteção UVA e UVB comprovada.
Para quem trabalha diante do computador, o ideal é fazer pausas a cada duas horas, piscando aceleradamente e bebendo bastante água para evitar a Síndrome do Olho Seco.
Também é fundamental jogar fora maquiagens fora do prazo de validade, sobretudo sombras, rímel e loções para a área dos olhos. Mesmo os que são dermatologicamente testados podem causar irritações. Evite aplicar produtos com brilho em torno dos olhos. Esses produtos podem soltar partículas, provocando arranhões graves. E não compartilhe os produtos. Assim, você reduz o risco de contaminação.
Outra recomendação importante é visitar seu oftalmologista regularmente.
Fontes: Zero Hora (http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2014/07/conheca-os-alimentos-que-ajudam-a-manter-a-saude-dos-olhos-4554534.html, http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/04/aprenda-oito-dicas-para-ter-olhos-mais-saudaveis-4112094.html) e Hoftalmo (http://www.hoftalmo.com.br/hoftalmo/content/use-maquiagem-sem-prejudicar-sa%C3%BAde-dos-olhos)