Precisamos ter colesterol zero – Mito
Colesterol são gorduras que o organismo usa para exercer algumas funções. Ele é primordial para o funcionamento do corpo, ajuda na formação dos hormônios e faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É preciso manter as taxas equilibradas.
Há vários tipos de colesterol – Verdade
O HDL é conhecido como “colesterol bom” e o LDL, “colesterol ruim”.
Colesterol alto aumenta a chance de adquirir enfermidades graves – Verdade
Ele é fator de risco cardiovascular, aumentando a incidência de AVC, morte súbita e doença coronariana.
Pessoas com hábitos saudáveis podem ter colesterol alto – Verdade
Colesterol alto está ligado a fatores alimentares e genéticos. Alimentação equilibrada e atividades físicas ajudam a controlar os níveis, mas a hereditariedade pode fazer com que uma pessoa com hábitos saudáveis tenha colesterol alto.
Medicamentos podem ajudar no controle do colesterol – Verdade
Caso seu médico tenha orientado sobre a necessidade do uso de medicações para o controle do colesterol tome as medicações sob prescrição e de forma correta.
O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal – Verdade
São muito ricos em colesterol: vísceras (língua, fígado, coração etc.), crustáceos e moluscos. Mas ele também é encontrado em carnes em geral, laticínios integrais e manteiga.
Ingerir gorduras saturadas e trans pode aumentar meu colesterol – Verdade
As gorduras saturadas presentes nos alimentos de origem animal, no óleo de dendê e de coco e as gorduras trans dos biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote e outros alimentos prejudicam as taxas de colesterol.
Mas há alimentos que além de combater o colesterol ruim, colaboram para aumentar os níveis do colesterol bom como: Aveia, Abacate, Peixes de água fria ricos em ômega 3, castanhas, etc.
O Ministério da Saúde divide os alimentos em quatro grupos:
– Verde: alimentos in natura e minimamente processados, como verduras, legumes, frutas e leite desnatado. Devem ser a base da alimentação.
– Amarelo: pães, cereais, farinhas, macarrão e tubérculos. Ingerir com moderação.
– Azul: carnes, queijos e ovos. Consumir em pequena quantidade devido ao alto teor de gordura saturada, sal e colesterol.
– Vermelho: alimentos ultraprocessados. Evitar, pois trazem consequências negativas para a saúde cardíaca.
Cuide do seu colesterol e tenha uma vida mais saudável!