Neste Dezembro Vermelho, comemoramos os avanços científicos que permitem que os portadores do vírus tenham uma vida normal e, graças ao esforço legislativo, celebramos o sigilo sobre a condição das pessoas que vivem com o HIV que tornou-se obrigatório, garantindo-lhes dignidade.
Cabe ressaltar que AIDS e HIV não são a mesma coisa:
A AIDS (SIDA) é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
Nem todo portador do HIV desenvolve AIDS. Por isso, o teste de HIV é fundamental e a prevenção, incluindo o uso de preservativos.
Entenda as fases da infecção por HIV
- Fase inicial
Durante a janela imunológica (de 3 a 6 semanas), o sistema imunológico começa a ser atacado e ocorre a incubação do HIV. A partir da infecção, o organismo leva de 30 a 60 dias para produzir anticorpos. Os primeiros sintomas aparecem e, como são parecidos com os de uma gripe, costumam passar despercebidos.
- Período assintomático
Há forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus HIV que não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças. Esse período pode durar anos.
- O desenvolvimento da AIDS
As células de defesa estão menos eficazes e o organismo, mais fraco e vulnerável a doenças oportunistas. Há alta redução dos linfócitos T CD4 (glóbulos brancos do sistema imunológico). A doença atinge seu estágio mais avançado e, quando não há tratamento adequado, o paciente pode sofrer com hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.
Descubra o que fazer quando ocorre o contágio
Aderir ao tratamento precocemente aumenta a expectativa e qualidade de vida do soropositivo. Mães soropositivas, por exemplo, têm 99% de chance de terem filhos sem HIV se seguirem as recomendações médicas.
Por isso, caso você tenha dúvidas se teve contato com o vírus, procure um médico e peça para fazer o teste para HIV. O tratamento com antirretrovirais, disponível gratuitamente pelo SUS, permite que os portadores do HIV vivam uma vida saudável desde que realizem acompanhamento regular para controlar a carga viral.
Portadores de HIV podem receber vacinas para outras enfermidades, mas precisam ser avaliados por um médico antes de tomá-las porque não podem apresentar deficiência imunológica importante. Também é fundamental seguir uma alimentação saudável para fortalecer a imunidade, controlando gorduras e açúcares do sangue.
Prevenção
O método mais eficaz para evitar a propagação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como o HIV é o uso do preservativo (interno ou externo) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais). A realização de testes regulares e o diálogo aberto também são outras formas de prevenção. O sistema público de saúde disponibiliza testes rápidos de saliva e de sangue.
Não podemos deixar de mencionar os avanços científicos, como a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A PEP é uma medida de urgência após a exposição ao vírus, enquanto a PrEP oferece proteção antes da exposição.
Em meio à conscientização e prevenção durante o Dezembro Vermelho, reforçamos a importância de cuidar da saúde ao longo da vida. Manter-se informado e adotar práticas saudáveis são passos essenciais. E nesta caminhada, contar com um parceiro confiável pode fazer toda a diferença: o Seguro Saúde da Seguros Unimed está aqui para apoiá-los em todos os aspectos da sua saúde, oferecendo coberturas abrangentes e serviços de qualidade. Vamos construir uma sociedade mais informada e solidária, onde a prevenção seja uma prioridade para todos.