Correr, pular, nadar e inventar brincadeiras na natureza estimulam a imunidade, a capacidade física e de aprendizado, além da sociabilidade das crianças. Por isso, vamos listar aqui no blog todos os benefícios de brincar ao ar livre:
- Mais imunidade e capacidade física: a exposição ao sol faz com que o corpo produza vitamina D, fundamental para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico. Quem brinca em ambientes naturais também é mais ativo fisicamente, o que ajuda a controlar a obesidade.
- Desenvolvimento cognitivo e consciência corporal: ambientes ao ar livre são propícios para as crianças observarem padrões na natureza e desenvolverem habilidades de resolução de problemas. Correr, saltar, rodar, entre outros movimentos, ensinam noções de força, tempo e espaço, despertando a consciência corporal e a coordenação motora.
- Menos estresse: a natureza tem um efeito calmante que deixa as crianças mais desconectadas das preocupações do dia a dia. Ela também proporciona a experiência do belo, aumentando o equilíbrio e a autorregulação.
- Desenvolvimento emocional: ao ar livre, as crianças exploram emoções e desenvolvem mais resiliência e autocontrole. Elas aprendem a avaliar os riscos, cair e levantar, ganhando mais autonomia e chegando à vida adulta mais confiantes e capazes de lidar com as adversidades.
- Socialização: seus filhos vão interagir com outras pessoas e desenvolver habilidades importantes, como compartilhar, cooperar e resolver conflitos. Como as brincadeiras em espaços livres e abertos são mais criativas e interativas, elas favorecem as relações positivas entre as crianças, fortalecendo os vínculos afetivos e criando boas memórias.
- Criatividade e aventura: o ambiente ao ar livre estimula a imaginação, do tipo o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho… As crianças brincam de forma mais cooperativa, explorando novos lugares, inventando sua própria brincadeira e desafiando a si mesmo em experiências enriquecedoras.
- Respeito pela natureza: as crianças criam mais afinidade em relação à natureza porque é ali seu ambiente de pertencimento. Como consequência, há uma compreensão mais profunda da necessidade de preservar o meio ambiente e o desenvolvimento de valores que fogem à lógica do consumo e caminham em direção da afetividade e da simplicidade.
Criança saudável é criança livre para brincar, se sujar e experimentar, investigando tudo o que o mundo pode oferecer! Estimule a prática de atividades fora do ambiente doméstico para ajudar a promover a saúde física, mental e emocional dos pequenos.