Segundo o Ministério da Saúde, fatores como o calor excessivo, chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no país contribuíram para esse cenário.
O QUE É A DENGUE?
A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, conhecido como o “odioso do Egito”. Ele é transmitido pela picada de fêmeas infectadas. Pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas têm maior risco de desenvolver casos graves.
SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA
- Febre repentina entre 39°C e 40°C;
- Dores de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares;
- Dor atrás dos olhos
- Manchas vermelhas no corpo
Sintomas que podem ser indicadores de gravidade:
• Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
• Vômitos persistentes;
• Mal estar e desmaios;
• Sangramentos
TRATAMENTO
Não há um tratamento específico para a dengue, apenas medidas de suporte, como repouso e ingestão de líquidos, com orientação médica. É importante não se automedicar e evitar o uso de AAS (ácido acetilsalicílico) ou anti-inflamatórios, dando preferência à dipirona ou paracetamol, como antitérmico e analgésico.
PREVENÇÃO É A CHAVE
Apesar da existência da vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes aegypti é fundamental e a prevenção, sempre a melhor opção. Cuide de você e de sua família, adotando medidas simples que fazem a diferença:
- Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de transmissão;
- Remoção de recipientes que possam se tornar criadouros de mosquitos;
- Vedação de reservatórios e caixas de água;
- Desobstrução de calhas, lajes e ralos.
CUIDE DA SUA SAÚDE!
E para garantir que sua saúde esteja sempre em dia, conte com a Seguros Unimed. Estamos sempre ao lado dos nossos beneficiários, proporcionando todo o cuidado necessário para o bem-estar e a qualidade de vida. Juntos, podemos vencer esse desafio!