Os primeiros meses do ano são marcados por uma série de gastos que, embora não sejam inesperados, podem comprometer bastante o orçamento e trazer dor de cabeça. Tributos, material escolar e faturas do cartão de crédito são os principais custos de início de ano. Para complicar um pouco mais a situação, em 2022 esse período coincide com um momento de alta da inflação, o que dificulta ainda mais o ajuste das contas.
Nesse contexto, em que é preciso administrar uma série de gastos em meio à alta generalizada dos preços, o risco de descontrole financeiro aumenta. Antes de tomar decisões precipitadas, vale a pena reforçar a organização e o planejamento para preservar ao máximo seu orçamento e manter o pagamento das contas sempre em dia.
Entenda suas finanças
“A primeira coisa a se fazer é ‘encarar esses custos’, ou seja, saber exatamente o total”, argumentam os fundadores da Conta Black (hub de serviços financeiros e de consumo), Fernanda Ribeiro (CCO) e Sérgio All (CEO). Tudo começa, portanto, com a análise da situação financeira, porque sem saber precisamente o que você tem a receber e a pagar será impossível controlar bem o orçamento. Aliás, esse cuidado sempre deve fazer parte da sua rotina para que seja possível não apenas pagar todas as contas em dia, mas também construir planos para o futuro, como investir e adquirir bens de alto valor agregado.
O caminho para entender as finanças é identificar todos os valores relacionados ao seu orçamento, como a sua renda e as despesas. Registre tudo com atenção. Você pode baixar gratuitamente a planilha financeira que desenvolvemos para facilitar o seu controle, mas também pode usar anotações em papel.
Alguns gastos são fáceis de prever e envolvem as contas que você paga normalmente todos os meses, como luz, água, telefone, cartão de crédito, parcelamentos, mensalidades etc. Outras despesas vão surgindo ao longo do mês — é o caso das compras de supermercado, lazer, transporte, entre outras situações cujos valores podem variar de um mês para o outro. E, claro, existem os custos de início de ano, que vão constar no orçamento dos primeiros meses de 2022.
Use a reserva financeira
Agora que você já conhece todos os custos a pagar neste início de ano e já avaliou sua renda, talvez tenha notado que o orçamento ficou bem apertado ou é insuficiente para quitar tudo imediatamente. “Feito isso, é importante identificar se há alguma reserva financeira do ano anterior para cobrir esses gastos”, lembram os fundadores da Conta Black. “Caso não tenha, você vai precisar avaliar o que será priorizado.”
Aproveite vantagens e descontos
A maioria dos custos de início de ano oferecem descontos para o pagamento à vista, ressaltam Fernanda Ribeiro e Sérgio All. Se você tem uma reserva financeira ou guardou parte do 13º salário para cobrir esses gastos, aproveite as vantagens e descontos oferecidos para o pagamento à vista.
Faça o parcelamento adequado ao seu orçamento
Para quem não tem renda ou reserva que possibilite o pagamento dos custos à vista, a opção é parcelar. O cuidado, neste ponto, é optar por um parcelamento que caiba no seu bolso. Conhecendo bem suas finanças e fazendo projeções, você consegue avaliar como essas parcelas vão impactar o orçamento mensal para decidir em quantas vezes deve dividir esses valores.
Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser seu aliado, se usado com responsabilidade. “A primeira coisa que precisa ser entendida é que o cartão de crédito não é um vilão quando utilizado da maneira correta”, argumentam os fundadores da Conta Black. “Lembre-se que cartão de crédito não é um complemento da sua renda.”
Use a planilha financeira ou seu sistema de controle do orçamento para programar quanto você pode gastar com o cartão de crédito. Essa é a melhor maneira de utilizar esse recurso e ainda aproveitar as vantagens oferecidas, como programas de pontos e cashback.
Fernanda Ribeiro e Sérgio All acrescentam que o pagamento da fatura no valor mínimo deve ser evitado, porque “isso é uma mola propulsora para formar bola de neve, pois as taxas de juros que se acumularão serão altas”. Para quem já está endividado com o cartão, a alternativa é verificar o valor total devido e buscar a quitação dessa quantia “por meio da geração de uma renda extra ou o parcelamento da dívida”.
Atenção aos preços
“Sabemos que o momento econômico do país é instável, o que gera esse tipo de aumento nos custos básicos de vida”, avaliam os fundadores da Conta Black sobre a inflação. “Infelizmente, os salários não crescem com a inflação, por isso vamos ter que encontrar opções de economizar dentro da nossa realidade.”
Um conselho é tentar realizar compras em atacadistas, que oferecem menor preço para compras em maior quantidade. “Você pode se programar financeiramente para comprar itens perecíveis para uma quantidade maior de tempo ou compartilhar com parentes e vizinhos, para dividirem os custos.”
Outra sugestão é realizar compras online. Além de facilitar a comparação de preços entre diferentes vendedores, as plataformas digitais normalmente oferecem descontos no uso. “E, de quebra, você economiza com os custos extras envolvidos, como, por exemplo, gasolina ou transporte para o deslocamento com suas compras.”
Ajustar bem as contas de início de ano é, ainda, um forte estímulo para começar a se planejar financeiramente. “Crie metas mensais em 2022 para iniciar a reserva financeira que cobrirá esses custos em 2023.” Nunca é tarde para começar!