A coluna, maior conjunto de ossos do organismo, é o eixo de sustentação da nossa estrutura corporal. Com 33 vértebras interligadas aos discos intervertebrais, ela também participa da condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos forames intervertebrais.
Por isso, é preciso cuidar bem da nossa coluna para que ela não sofra desvios em suas curvaturas, ocasionando, além das dores, lesões. Confira nossas dicas de cuidado!
- Mude constantemente de postura. Ficar na mesma posição por muito tempo provoca fadiga e acúmulo de substâncias nocivas nos músculos. Faça intervalos a cada 60 minutos: levante-se, caminhe um pouco ou alongue-se.
- Se você trabalha muito tempo sentado na frente do computador, verifique se sua cadeira está ajustada ergonomicamente. Apoie as costas no encosto. Seus pés devem ficar no chão e seus joelhos dobrados em 90 graus. O monitor deve ficar na altura dos olhos, e o teclado e o mouse em uma posição confortável. Tente não se curvar e nem inclinar sua coluna para frente.
- Agora, se você trabalha em pé, dobre e apoie um dos joelhos alternadamente em um banquinho e mantenha a postura reta.
- Esforce-se para colocar na sua rotina uma atividade física regular, como caminhar, nadar, praticar yoga, dançar etc. Exercícios que fortalecem os músculos das costas, abdômen e glúteos ajudam você a sustentar sua coluna, diminuindo o risco de lesões. Lembre-se também de todos os dias de alongar as costas, o pescoço e os ombros para aliviar a tensão e melhorar sua flexibilidade.
- Na hora de dirigir, o banco não deve ficar muito deitado nem muito para frente. O ideal é ficar na posição de 100º (quase vertical, com uma leve inclinação). Use o espelho retrovisor para não entortar seu pescoço.
- Quando for pegar algum objeto pesado no chão, dobre os joelhos e nunca a coluna para a frente. Coloque a força para erguer o peso nas pernas e não na coluna.
- Tenha uma posição correta na cama na hora de dormir. É melhor dormir de lado, com travesseiro de altura média, deixando a cabeça alinhada com a coluna para que ela fique mais alongada. De bruços, o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra, sobrecarregando a musculatura. Já dormir de barriga para cima aumenta as dores lombares.
Caso sua dor na coluna seja persistente, procure um profissional de saúde, como médico ou fisioterapeuta, para fazer uma avaliação e ter um tratamento adequado.