Nunca se falou tanto em lavar as mãos como agora, em meio à pandemia de Covid-19. Mas devemos relembrar que a higiene bucal também é importante. A boca é uma das portas principais para a entrada do vírus, já que uma das formas de contágio pode ocorrer pela disseminação de gotículas de saliva.
Manter uma boa higiene bucal é uma forma de prevenção de doenças, assim como o coronavírus. As mãos e os dedos servem de apoio para o uso do fio dental, do limpador de língua e da escova dental, é importante que estejam limpas adequadamente, para não levar o foco à cavidade bucal. Além disso, uma pessoa que contraiu a Covid-19 pode ter a saúde agravada, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta. Uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares, que tornam a doença ainda mais perigosa. É preciso fazer a limpeza correta da língua e de todos os dentes, mas deve-se tomar um cuidado especial com os dentes posteriores, aqueles mais próximos da faringe, para evitar uma pneumonia por aspiração.
Um alerta importante é a substituição da escova dental. Ela deve ser trocada sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de uma nova contaminação, além do uso diário de fio dental e enxaguante bucal.
Outra dica é a forma correta de cuidar das escovas dentais e dos limpadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água e enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso.
Em caso de algum familiar com suspeita ou sintomas, é preciso separar o conjunto de higiene pessoal, como sabonete, escovas e limpadores de língua.
Vale lembrar que essa medida de higiene bucal não serve somente durante esse período de pandemia, mas para o resto da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por vírus e bactérias.
Colaborador:
Eliane Midori Tanaka
CROSP: 56731