Desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o programa oferece cuidado integral para a mãe e o bebê, valorizando o parto normal (vaginal) para reduzir o percentual de cesarianas eletivas desnecessárias, que são aquelas agendadas sem uma necessidade médica. Ou seja: o “Parto Adequado” é o cuidado certo, no momento certo, feito por uma equipe multiprofissional, respeitando a cultura e as crenças da família.
Infelizmente, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de cesáreas. Entre as mulheres que possuem plano de saúde, ela representa 89% dos partos totais, um índice muito distante daquele defendido pela Organização Mundial da Saúde, que é de 15%.
Muitas mulheres desconhecem os benefícios do parto vaginal, mas eles são inúmeros! Para a mãe, a recuperação é mais rápida, o tempo de internação é menor e as chances de complicações pós-parto e de infecções hospitalares também. Para o bebê, há menos complicações respiratórias e o contato imediato com a mãe acaba estimulando a amamentação e o vínculo.
Uma cesárea sem necessidade clínica pode aumentar em cerca de 25% os riscos de agravos na saúde da criança durante a infância e triplicar a chance de morte da mãe devido a sangramentos, infecções e outros desfechos graves.
Participando do programa Nascer Seguro você terá acesso a um time de saúde durante sua gestação, parto e pós-parto. Uma enfermeira obstetriz irá acompanhá-la através do aplicativo “Canguru Gravidez”, você poderá fazer um curso online de orientação da gestação até o pós parto e aproveitar a parceria que temos com algumas Maternidades (como as maternidades do grupo Santa Joana em São Paulo). Além disso, temos uma rede parceira de obstetras e pediatras para consultas no terceiro trimestre e oferecemos a consulta de enfermagem domiciliar pós-parto para as mulheres participantes no programa.
Um parto adequado combina o protagonismo da mulher com as práticas comprovadamente recomendadas, deixando a futura mãe no centro de todas as decisões e trazendo consequências positivas para a mulher e para o bebê. Lembrando que o parto adequado pode ser tanto um parto normal (vaginal) quanto uma cesariana com indicação médica, desde que seja o mais seguro para a mãe e o bebê.
Nós, da Seguros Unimed, incentivamos o parto adequado, e sabemos que essa é uma decisão que deve ser tomada pela gestante em discussão com a equipe de saúde e respeitada. Ressaltamos que independentemente do tipo de parto escolhido, estaremos ao lado das mamães prestando toda a assistência necessária neste momento tão especial da vida delas. Para mais informações sobre o programa “Nascer Seguro”, acesse: https://www.segurosunimed.com.br/parto-adequado-informativos