Quem é da geração millennials, mais especificamente, os nascidos na década de 80, deve lembrar das idas ao consultório de dentistas durante a infância. A seringa de anestesia de metal e barulho do motor ficam presos na memória.
Essas lembranças são algumas justificativas do receio de visitar o profissional. O problema é que isso fica marcado de geração para geração e, mesmo os mais novos, acabam deixando de cuidar da saúde bucal por conta desse imaginário.
No entanto, com a evolução tecnológica da odontologia, todo esse cenário de filmes de tensão não precisa estar presente em nossa mente. Existem algumas técnicas de como perder o medo de ir ao dentista. Confira a seguir.
1. Tire todas as dúvidas na primeira consulta
A primeira consulta com o dentista é realizada justamente para que ele faça uma avaliação e entenda suas necessidades. Aproveite a ocasião para tirar todas as dúvidas a respeito de procedimentos.
Diga o que você sente, se tem medo, ansiedade… Ele vai te ajudar a manter a tranquilidade e, certamente, vai levar isso em consideração assim que o tratamento começar e te deixará o mais confortável possível.
Quanto mais conhecimento você tiver do que será feito, mais seguro e relaxado ficará. Vai ser fácil perceber que o medo, na verdade, era de algo que não existia na realidade, então por que sofrer por antecedência?
2. Conheça os equipamentos usados pelo dentista
O desconhecido tende a gerar aflição. É por isso que uma das técnicas de como perder o medo de ir ao dentista é criar uma certa proximidade com o contexto do consultório.
Durante o procedimento, o profissional pode ir detalhando o que vai fazer e que recursos vai usar. Lembre-se de que não há por que temer. Atualmente, tudo é criado com foco no bem-estar e segurança dos pacientes.
Lembre-se de que os equipamentos e recursos usados a anos atrás evoluíram consideravelmente. A maioria dos procedimentos é pouco invasiva. Isso sem contar que os consultórios também se tornaram mais aconchegantes e agradáveis.
3. Foque na prevenção de doenças periodontais
Você sabia que uma das razões da ocorrência de doenças periodontais é a falta de acompanhamento regular com o dentista? O grande problema é que isso pode gerar custos financeiros e emocionais.
Quanto mais você adiar para visitar o profissional, mais sujeito estará a desenvolver doenças na gengiva, placas bacterianas, cáries e até mesmo infecções mais sérias na raíz do dente ou em toda camada óssea que o reveste.
O que seria melhor? Manter a rotina de prevenção, ou fazer um tratamento prolongado? E se você tiver algum problema no dente, como isso pode comprometer sua autoestima caso não vá ao dentista para resolver?
4. Conte com o apoio de quem te transmite confiança
Sempre tem aquele amigo ou familiar que têm o dom de nos transmitir calma. A simples presença dessas pessoas pode transformar uma situação de tensão em um clima de tranquilidade. Que tal pedir para te acompanhar durante o tratamento?
Agora, caso você se enquadre em um contexto de odontofobia grave, o ideal é contar com o trabalho de um profissional da psicologia. Ele vai te ajudar a superar esse problema.
Independente da situação, foque em lidar com essa atmosfera. Afinal, o objetivo de um dentista é garantir que você cuide bem do seu sorriso, um verdadeiro cartão de visitas que faz toda diferença para sua autoestima.
5. Use técnicas de relaxamento quando estiver no consultório
Ao sentar-se na cadeira, você pode colocar aquela playlist preferida e relaxar enquanto o profissional realiza seu trabalho. Dependendo do dentista, pode ser que crie um som ambiente agradável.
Em alguns consultórios, inclusive, existem televisões disponíveis para os pacientes assistirem um filme ou série enquanto recebem os cuidados. Ou seja, você terá todo o apoio de que precisa para romper essa barreira.
Outra maneira de como perder o medo de ir ao dentista é fazer exercícios de respiração e meditação. Isso pode acontecer antes, durante ou depois da consulta.
Por fim, uma boa técnica é associar a consulta com algo positivo. Que tal aproveitar o dia para fazer seu passeio preferido depois que sair do consultório? Isso ajuda a relaxar.
Viu só? Quando o assunto é saúde bucal, você terá mais benefícios do que desvantagens de manter a rotina de visita ao dentista. Conte com a Unimed Odonto para encontrar o profissional que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício.