Parte da rotina por alguns, mas esquecido por outros, o fio dental costuma levantar uma série de dúvidas. A verdade é que o uso do item é essencial para manter uma boa saúde dos dentes e preservar o sorriso.
O fio dental serve não apenas para remover resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, mais que isso, o fio dental remove a placa bacteriana de regiões onde a escova não alcança, impedindo a formação do tártaro, cáries entre os dentes e gengivite.
Apesar da sua importância, muita gente ainda não sabe como passar fio dental corretamente, a frequência e até mesmo alguns sinais para ficar de olho.
Se você faz parte do grupo que tem essas e outras dúvidas, confira o nosso artigo e saiba tudo sobre o fio dental!
Como usar o fio dental antes ou depois da escovação?
Embora não haja um consenso entre especialistas a respeito do melhor momento para utilizar o fio dental, o ideal é que seja feito antes da escovação. Assim, o fio alcança áreas que a escova não chega e já elimina aqueles resíduos de alimentos em locais mais difíceis.
Apesar disso, a preferência da pessoa conta mais aqui. Se você preferir passar o fio dental após finalizar a escovação, não faz tanta diferença — o importante é manter o produto na sua rotina de higiene bucal.
Qual a maneira certa de passar fio dental?
Se você quer saber como passar o fio dental, confira abaixo o passo a passo para garantir que a limpeza seja a mais eficiente possível:
- Enrole cerca de 40 centímetros do fio dental ao redor de cada um dos dedos médios. Deixe aproximadamente 10 centímetros entre os seus dedos.
- Segure o fio entre o indicador e o polegar de ambas as mãos. Deslize-o de maneira suave entre os dentes, com movimentos que vão para baixo e para cima.
- Com cuidado, passe o fio dental ao redor da base de cada dente, no ponto onde ele encontra a gengiva. Não aplique muita força neste movimento, pois pode machucar o tecido gengival.
- A cada novo dente que vai fazer a higienização, desenrole uma parte do fio dos dedos médios e utilize esta área para o próximo dente.
- Na hora de tirar o fio do espaço entre os dentes, faça movimentos de trás para a frente. Isso facilita a retirada.
Como limpar entre os dentes
Para limpar entre os seus dentes, faça os movimentos indicados acima. Lembre-se de nunca utilizar muita força para não machucar ou cortar as gengivas.
Quantas vezes se deve usar o fio dental?
O ideal seria utilizar o fio dental após todas as refeições, acompanhando a escovação dos dentes. Como ele é parte do processo adequado de limpeza, é correto dizer que a higiene bucal só ficará completa se o fio dental for utilizado.
Apesar disso, se você sabe a importância e como usar fio dental, se acostume a fazê-lo pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente antes da hora de dormir. Isso melhora em muito a sua higiene bucal.
Fio dental com suporte
Para quem tem problemas ortodônticos, uma dúvida — e um desafio — comum é como passar o fio dental no dente com aparelho fixo. Usar a solução mais adequada é fundamental, pois os aparelhos costumam acumular mais sujeira entre os bráquetes e os dentes, o que exige uma limpeza mais dedicada e detalhada.
Apesar de ser possível utilizar o modelo tradicional, a maneira mais prática de manter esse hábito é utilizando o fio dental com suporte. Seu formato facilita o manuseio e estimula a manutenção da higiene bucal correta.
Além de pessoas com aparelho, o fio dental com suporte também é indicado para crianças que estão aprendendo a escovar os dentes sozinha, pessoas com dificuldades motoras ou que possuem apenas uma das mãos.
Também há pessoas que têm dúvidas sobre como usar o fio dental com contenção. Nesses casos, o ideal é usar um passa-fio. Este item é muito eficaz para apoiar a limpeza, pois permite puxar o fio dental através da contenção, chegando até a gengiva.
É normal passar fio dental e sentir um odor forte?
Apesar de um leve odor ser comum por conta da produção de placa bacteriana entre os dentes, fique alerta se o cheiro for muito forte e localizado em uma parte específica.
Em casos como esses, o odor pode ser sinal de acúmulo de tártaro e placa bacteriana, que podem resultar em problemas mais graves, como mau hálito e cáries.
Se o mau cheiro for acompanhado de sangramento, fique atento: pode ser um sinal de periodontite ou gengivite.
Caso perceba algum desses fatores, não deixe de visitar o seu dentista. Ele poderá diagnosticar o caso e recomendar o melhor tratamento se um problema mais sério, como gengivite ou periodontite, for identificado.
Agora que você já sabe como usar o fio dental e a importância dele para sua saúde bucal, é hora de colocar o conhecimento em prática!
O uso do fio dental, aliado a outras práticas de higiene bucal, ajudam a evitar diversas doenças. Uma dessas práticas, é o uso do raspador de língua. Veja por que usar essa ferramenta!