Tudo o que você precisa saber sobre a amortização de dívida.
O Seguro Prestamista é uma modalidade de seguro criada para garantir que as empresas recebam os pagamentos mesmo se o credor não tenha condições de quitar as parcelas. Mas você sabe como calcular o valor do seguro prestamista?
Explicaremos nesse conteúdo o que é esse seguro e como fazer o cálculo do valor. Continue lendo!
O que é o seguro prestamista?
O seguro prestamista é um tipo de seguro cujo objetivo é realizar a quitação ou amortização de uma dívida ou financiamento adquirido pelo segurado.
Ele representa proteção e segurança para empresas que operam com crédito e capacidade financeira para o segurado que, em caso de imprevistos, poderá garantir o pagamento de suas dívidas.
Esse tipo de seguro é disponibilizado nas transações que envolvem a concessão de crédito. Veja alguns exemplos de quando o Seguro Prestamista pode ser utilizado:
- empréstimos junto a financeiras e bancos;
- cheque especial de bancos;
- cartão de crédito (para cobrir o saldo do cartão);
- consórcios;
- financiamento de bens (imóveis, veículos, eletrodomésticos etc);
- empréstimos com pagamento consignado em folha
Na Seguros Unimed disponibilizamos o Seguro Prestamista com diversas coberturas para sua tranquilidade, a fim de garantir a quitação/amortização de suas dívidas:
- morte;
- invalidez permanente total por acidente, total ou parcial;
- perda de renda por desemprego involuntário;
- incapacidade física total ou temporária por acidente ou doença.
Como funciona o seguro prestamista?
O seguro prestamista não é contratado diretamente pelo segurado, mas sim por meio da empresa que está concedendo a linha de crédito.
Para entender melhor o seu funcionamento, pense que você tenha adquirido um veículo ou imóvel que sempre desejou para um maior conforto seu e de sua família.
Mas um dia acaba ficando desempregado, não tendo naquele momento como fazer os pagamentos das parcelas de seu financiamento/empréstimo, correndo o risco de perder o bem que tanto desejou.
Com o Seguro Prestamista, como oferecemos na Seguros Unimed, há a cobertura de Perda de Renda por Desemprego Involuntário. Essa cobertura garantirá o pagamento das mensalidades/parcelas de sua dívida, em caso de sua demissão involuntária. Ou seja, você não terá a preocupação com o pagamento da dívida adquirida e muito menos de perder o seu bem por conta disso, podendo ficar mais tranquilo e focando, por exemplo, em sua recolocação no mercado de trabalho.
É importante saber também que o Credor da dívida é considerado como o primeiro beneficiário de seu seguro. Isso porque, é ele quem concedeu o crédito e possui o direito de receber o valor decorrente da dívida adquirida.
Ao contratar esse tipo de seguro, você não estará dando apenas uma garantia para a instituição financeira que concedeu uma linha de crédito para você, mas também estará assegurando que não vai perder um bem que lutou tanto para conquistar.
Caso o segurado passe por alguma situação prevista no contrato que o impeça de quitar as suas dívidas, ele deve entrar em contato com a seguradora e abrir o sinistro, só assim o segurado poderá receber a indenização para pagar as suas dívidas.
Como calcular o valor do seguro prestamista?
Agora que você já sabe o que é e como funciona essa modalidade de seguro, entenda como calcular o valor do seguro prestamista com base em fatores relevantes para tal cálculo.
Além do preço, é de extrema importância que você sempre verifique quais são as coberturas oferecidas e seu funcionamento, bem como os procedimentos necessários para a realização do aviso de sinistro à Seguradora.
As informações detalhadas do seguro estarão sempre disponíveis nos documentos contratuais, como por exemplo, a condição geral, contrato e sua apólice/certificado.
O valor do seguro prestamista é calculado com base em vários requisitos que avaliam o risco em caso ocorra um sinistro. Por exemplo:
- Idade – muitas vezes a idade do Segurado poderá influenciar neste cálculo;
- Quanto tempo vai levar para quitar o empréstimo ou o financiamento – o seguro para um empréstimo, por exemplo, que deve ser quitado em 12 meses poderá ser mais barato do que aquele que será quitado em 36 meses;
- Valor da dívida – quanto maior for a dívida maior será o valor do seguro prestamista.
Além do preço, é de extrema importância que você sempre verifique quais são as coberturas oferecidas e seu funcionamento, bem como os procedimentos necessários para a realização do aviso de sinistro à Seguradora.
As informações detalhadas do seguro estarão sempre disponíveis nos documentos contratuais, como por exemplo, a condição geral, contrato e sua apólice/certificado.
Agora que você já sabe o que é e como funciona essa modalidade de seguro, veja os cuidados que precisa ter.
Quais são os cuidados necessários na hora de escolher um seguro prestamista?
Antes de escolher um seguro prestamista é importante que você verifique qual a modalidade que mais se encaixa com seu momento atual.
Também é necessário considerar as formas de contratação de seguro prestamista que a seguradora oferece antes de contratar o seu plano.A Seguros Unimed oferece o Seguro Prestamista com diversas coberturas. Caso queira saber mais sobre o produto, acesse nosso site para mais detalhes dos benefícios que temos para você.
Olá boa tarde. Para resgatar o seguro prestamista, é preciso contratar advogado? E se o banco pode interferir na linha de crédito? Impedindo que façamos qualquer empréstimo, ou se pode afetar os créditos que temos no BB.
Olá Aparecida! Não é preciso contratar advogado, para receber o seguro prestamista, é preciso entrar em contato com a Seguros Unimed e entender quais documentos são necessários para o caso específico, e assim dar andamento no processo. Sobre sua linha de crédito, entre em contato conosco e fazemos análise de seu caso.